quinta-feira, 29 de abril de 2010

Gol contra

O Datafolha não serve apenas para alavancar a candidatura Serra à Presidência. Serve também para mostrar que tanto o Flamengo ou o Corinthians tem a maior torcida do país, ou que na terceira posição podem estar São Paulo ou Palmeiras. Ou até o Vasco da Gama.
O instituto soltou outro dia uma pesquisa sobre as maiores torcidas de futebol do país. Em primeiro surgiu a do Flamengo, com 17% das preferências, seguido pela do Corinthians, com 14%, São Paulo, com 8% e Palmeiras, com 6%. A do Vasco ficou com 4%, e as de Cruzeiro, Grêmio e Internacional, com 3%. Com 2% apareceram Santos e Atlético mineiro. Botafogo, Fluminense, Bahia, Sport Recife, Vitória, e Portuguesa tiveram 1% das citações. E 25% dos entrevistados disseram que não torcem por time nenhum.
Como a margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo, não dá para dizer o time que tem o maior número de torcedores, nem quem fica em terceiro lugar. E, como os devotos do Flamengo oscilaram negativamente dois pontos desde a pesquisa anterior, de 2009, é lícito supor que o título de campeão brasileiro no ano passado desagradou imensamente os flamenguistas. Ou então que grande parte deles morreu, já que não se sabe de nenhum caso de alguém que tenha mudado de time desde que o futebol foi trazido para o Brasil por Charles Miller - o brasileiro pode trocar de religião, de mulher, de partido político (isso é muito comum), de cerveja, de carro, mas nunca de time.
Mas o Datafolha é o Datafolha, não tem jeito.
E viva a margem de erro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário