domingo, 24 de janeiro de 2010

Sem parar


O Estado de São Paulo tem 139 praças de pedágio em suas rodovias, segundo informação colhida no site da Artesp, a "Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo".
As tarifas variam de R$ 1,30, no Rodoanel, a R$ 17,80, na Via Anchieta e Imigrantes.
O esclarecedor site da Artesp informa, na seção Princípios Institucionais, que a missão da agência é "promover e garantir a prestação de serviços de transporte de excelência, seguro e sustentável, compatível com as necessidades coletivas", e os valores que guiam o seu trabalho são "Ética, Transparência, Autonomia, Inovação e Responsabilidade Social".
As suas atribuições são "implementar a política estadual de transportes; exercer poder regulador; elaborar modelos de concessões, permissões e autorizações; garantir a prestação de serviços adequados; zelar pela preservação do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos e estimular a melhoria da prestação dos serviços públicos de transporte".
Os pedágios paulistas, apesar das bonitas palavras para justificá-los, são o exemplo mais visível da incrível capacidade que certos governantes têm para distorcer suas funções, criar benefícios para os amigos e burlar as leis fundamentais do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário