quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Vozes das trevas


A hora e pouco que passei no breu ontem à noite, tentando saber o que havia acontecido no mundo, foi, paradoxalmente, iluminadora. Descobri as várias formas do terror.
O único som na sala do apartamento vinha do radinho de pilha e das buzinas longínquas dos carros, nove andares abaixo.
Meus dedos giravam o botão do dial à procura de alguma voz que me tirasse da ignorância. Foi um exercício apavorante.
- E lembro que há uns dias ouvi uma entrevista de um ministro falando que não falta mais energia no país - dizia o repórter esportivo com forte sotaque gaúcho, pego para trabalhar no meio da tempestade, e sem saber muito o que fazer.
- Qual a situação do trânsito na cidade agora? - perguntava o plantonista de outra rádio paulistana "especializada" em informação, a um perplexo diretor da CET, ignorando o simples fato de que, naquele momento, um blecaute paralisava a metrópole.
- Estou na frente da sede do Ministério das Minas e Energia e ele está todo iluminado - dizia, com voz grave, como se tivesse feito a mais séria denúncia, o "correspondente" em Brasília dessa outrora famosa emissora de São Paulo.
Mas nada se igualou àquela voz de uma conhecida "cientista política" que causa arrepios a cada alocução. Não sei se por sorte ou infortúnio, peguei a frase no meio:
-...e temos de lembrar que o presidente Lula isentou de IPI os eletrodomésticos justamente na véspera do verão. Então ele não sabia que viria um verão, que todo ano vem um verão, e as pessoas ligam o ar-condicionado? - e por aí afora.
A doutora em apocalipse tinha como interlocutora uma moça (presumo) com voz de veludo, que contrastava de modo chocante com a sua. Foi delas o diálogo que me fez apagar todas as velas e ir dormir o sono dos justos:
- Estamos todos na escuridão, eu estou aqui no Rio na escuridão, você está aí em São Paulo na escuridão - sentenciou a rainha das trevas.
E a voz suave, doce e macia, respondeu:
- Lúcia, aqui nós temos gerador, estamos num estúdio todo iluminado.

Um comentário:

  1. Pelo que se pode depreender do texto,a cientista acha que a culpa é do Lula e dos pobres!!
    Do Lula porque isentou o IPI da linha branca e dos pobres porque ousaram comprar um ar condicionado e liga lo!!Onde ja se viu,pobre com maqueina de lavar,ar condicionado,geladeira?
    Assim nao pode!!Assim nao da!!

    ResponderExcluir