sábado, 14 de novembro de 2009

Perguntas e respostas

Clipartheaven.com

O acidente no rodoanel paulista mostra que o tão decantado modelo de gestão tucano é composto por 90% de marketing - os 10% restantes ficam a critério do freguês.
O governo José Serra só não é um desastre completo porque a força de São Paulo não permite que isso ocorra.
E, a um ano e pouco das eleições presidenciais, já dá para, com base em tudo o que o Serra fez - ou, no seu caso, deixou de fazer - levantar algumas dúvidas que atormentam o eleitor que se esforça por não se deixar levar pelos títulos das matérias dos jornalões.
São dez questões bem simples, mas nem por isso sem importância:
Câmbio: Serra vive criticando a apreciação do real em relação ao dólar. Mas não diz o que deve ser feito - a menos que pretenda impor um câmbio artificial ao país, como no governo FHC. Afinal, quem não se lembra do R$ 1 = US$ 1, que quebrou milhares de empresas?
Política econômica: os tucanos dizem que tudo o que Lula fez foi seguir a cartilha do PSDB, mas ao mesmo tempo criticam a condução macroeconômica do governo atual. Vivem, portanto, numa contradição.
Gastos do governo: segundo o bê-á-bá tucano-pefelista, o quadro do funcionalismo público federal é inchado, ineficiente e partidarizado. Só que a grande maioria dos servidores foi contratado via concurso, para áreas carentes como educação e saúde. O que fazer? Desmontar uma estrutura absolutamente necessária em virtude das carências sociais do país?
Programas sociais: no início, o Bolsa Família foi até chamado de Bolsa Esmola. Com o tempo, as críticas se reduziram, mas é claro como o sol do meio-dia que os governos tucanos desprezam, até quanto podem, as demandas da população miserável. Serra nunca foi claro sobre se daria continuidade aos programas sociais de Lula, principalmente o Bolsa Família. Mas é bom lembrar que existem muitos outros menos badalados, como o Luz Para Todos, que são sucesso absoluto.
Movimentos sociais/sindicais: claro que serão criminalizados. MST vai virar sinônimo de terrorismo.
Privatização: bem, resta pouca coisa rentável. Petrobras, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal são as jóias da coroa. E alvos preferenciais. Há ainda muito da infra-estrutura de transportes, como aeroportos, portos, rodovias e hidrovias dando sopa. Mas os tucanos são excelentes nisso e saberão achar muito mais.
Relações externas/diplomacia: no governo Lula, o Brasil deixou de ser um quintal dos Estados Unidos. O país abriu o leque das relações comerciais, foi atrás de mercados variados, aceitou disputar o protagonismo em importantes fóruns internacionais, como a OMC. Sua diplomacia, antes uma massa amorfa e indistinta, passou a ser respeitada. Voltaremos à era FHC, em que a posição preferida do país era ficar de joelhos aos "irmãos" americanos?
Carga fiscal: o mundo perfeito dos tucanos-pefelistas é aquele em que apenas os pobres pagam impostos. Mas apesar de todo o cinismo dessa posição, eles sabem muito bem que o Estado não vive sem tributos. Serra que o diga. Ele é um mestre da coleta. Adora encher os cofres paulistas. Portanto, o discurso de que o Brasil é campeão em tributação não passa de conversa mole, engana trouxa, bobagem para ganhar votos. Não existe um só governo que viva sem taxar seus cidadãos. A conta que importa é aquela que mostra que o imposto deu ou não um retorno satisfatório à sociedade. E nesse ponto o Brasil tem avançado muito.
Juros: Outro tema que Serra se diz um especialista. Mas ele parece esquecer que foi no governo do amigo FHC, a quem serviu muito bem, que os juros estiveram na estratosfera. O que o prezado governador não explica é como o Executivo pode interferir numa incumbência do Banco Central - a menos que ele também queira presidir a autoridade monetária.
Democracia: O Brasil vive um extraordinário período democrático - imprensa absolutamente livre, instituições funcionando na plenitude, eleições a cada dois anos, pluralismo político, liberdade religiosa... Parece que o país finalmente encontrou o seu caminho. Entre os chamados BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), o grupo de emergentes que está a um passo do Primeiro Mundo, é o que mais se aproxima do modelo civilizatório ocidental, institucionalizado desde o fim do século 18 e plenamente aceito como o único capaz de levar a felicidade aos seus cidadãos. Alguém que não é capaz de ler uma crítica, a mais amena possível, nos jornais, sem pedir a cabeça do pobre autor ao patrão, não parece ser a pessoa indicada para levar avante o processo de consolidação da democracia brasileira. Não é mesmo, José Serra?

Nenhum comentário:

Postar um comentário