quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O outono do patriarca


Os jornalões ainda não entenderam o espírito da internet. Como consideram os seus portais produtos secundários, não investem em coisas básicas, como, por exemplo, um moderador capaz de filtrar as barbaridades que seus leitores mais exaltados produzem.
Dos portais de jornais, o Estadão é um caso à parte, tal a ferocidade com que se manifestam os internautas e o desleixo como todo o trabalho parece ser feito - links não funcionam, notícias não são atualizadas e o seu "código de ética" é totalmente ignorado pelos editores.
Abaixo estão algumas mensagens deixadas pelos civilizados leitores do Estadão em seu portal. Os comentários são exemplos explícitos de preconceito, ódio, racismo, incitação à violência etc etc.
Vamos às barbaridades:

"Mais uma merda feita por essa cambada de safados, ladrões, sem vergonhas !! Quero muito ver a cara desses nojentos quando a cachorra tomar uma surra bem dada nas eleições !! Aguardem seus ignorantes de merda !! voces ainda vão pagar toda safadeza e roubalheira que perpetraram no NOOSSSSSSOO DINHEIRO !! FsDP !!!"

"Até Cuba, campeã dos direitos humanos violados está latindo na Assembléia da ONU contra a pacífica Honduras, que até agora não fez nada. É a inversão total das coisas, esse Brasil é cada dia um lixo mais fedido. Paredón para Lula e todos os petistas (não é assim que eles pediam para os outros?)"

"A dilMentira se posta de defensora dos frascos e dos comprimidos, de nuevo:segundo ella, o brasilK, o delles, não tem nada a ver com a volta do zé-que-laia?! ao espaço que o Brasil ocupa naquele país estrangeiro, soberano e o honrado ESTADO DEMOCRÁTICO AUTÊNTICO DE HONDURAS. DilMentira não se emenda: continua prepotente e arrogante, quando se nomeia como "salvadora do Brasil" das mãos dos militares. Dona Dil-Mente! Vamos aguardar... que a verdade virá, muito em breve, à tona, brasileiros eleitores, deste País que deve ser somente Verde-Amarelo-Azul-Branco. Fora com essa gente arbitrária e desonesta para com o cidadão brasileiro lúcido e para com esta Honduras Brava e Independente. Força, hondurenhos. Dil-Mente, de novo!!!, Brasiiiiiiiilll, salve 2010."

"Ter gente que ainda acredita que a Dilma "terrorista" Rousseg seria capaz de implementar uma sociedade mais justa nesse país??? T mais que provado que o PT e curriola só sabem é promover baderna, roubalheira, desmandos e subserviência a Republiquetas ( Equador, Bolivia e Venzeula!) O Brasil precisa de administrador, não de ideologia falida...o Brasil só nao esta pior porque o b..ta do Lula não faz nada...porque se resolvesse fazer...ja teríamos afundado faz tempo."

"Agora é SERRA PRESIDENTE!! Não aguentamos mais o PT, o aparelhamento do Estado, a exemplo do que ocorre principalmente no Banco do Brasil, o aumento do déficit público, o inchaço da máquina estatal, o MST, a DILMA, o ZÉ DIRCEU, o BERZOINI, o GENOINO, o MERCADANTE, a IDELI, o SUPLICY e toda essa corja que está dilapidando o erário público, a moral, a dignidade e a esperança do povo brasileiro. Fora LULA!!!!!"

"Zé Serra é o unico nome p'ra defender o moral perdido por esses inúteis que governam nosso país há anos. Conciência desenvolvimentista de um paulista p'ra mudar este jôgo. Não esqueçamos 1932!"

"Aeeeee molusco safado, lá fora no mundão, não é que nem aqui não, que você, apoia, esconde, e o pessoal faz e desfaz, lá fora sua moral, num é lá aquelas coisas não !!!!"

Um jornal tem todo o direito de adotar a linha editorial que quiser e de defender princípios ideológicos que julgar mais corretos. Triste é permitir ser usado dessa forma nesse perigoso embate político-partidário que toma conta do país.
É uma pena que uma instituição centenária tenha caído a tal ponto.

2 comentários:

  1. Csro Motta, parabéns pelo seu blog, um veículo que, realmente, dá nome aos bois.
    O Estado, Motta, deve ter "moderador", mas para tirar os comentários elogiosos ao governo Lula e os que atacam Serra.

    ResponderExcluir
  2. Isso é porque não ouviram o editorial da Band chamando o presidente Lula de chefe de quadrilha!

    ResponderExcluir