quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A campanha vai bem, obrigado


A entrevista que o presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, deu ao Valor, é uma aula de engajamento político-partidário. Claro, sob o manto de um fictício viés científico - pois se presume que ele dê suas respostas à luz de uma pesquisa...científica.
Duas respostas são suficientes para mostrar o esforço de Montenegro para desqualificar o PT e sua candidata:

Valor: Não é cedo para tanta certeza de que Dilma não se elege?
Carlos Augusto Montenegro: Lula está tentando fabricar alguém. O PT sofreu desgaste com mensalão e aloprados. O partido perdeu a identidade, a ética, e o charme. O PT mobilizava formuladores de opinião, atores, artistas e estudantes. Tudo isso foi para o saco, acabou. Nos últimos dez anos, o PT só perdeu gente. Erundina, Plínio de Arruda Sampaio, Heloísa Helena, Luciana Genro, Marina, [Fernando] Gabeira. Só se vê gente saindo, ninguém entrando. Outros foram cassados ou se esconderam como [Luiz] Gushiken, [Antonio] Palocci, [José] Genoino, João Paulo [Cunha], José Dirceu. E os que ficaram perderam expressão, como [Aloizio] Mercadante e [Eduardo] Suplicy. O partido não tem liderança e o Lula resolveu inventar uma pessoa. Acho que o Brasil está diferente. É difícil eleger um poste, independentemente dele [Lula] estar muito bem avaliado. Principalmente sendo uma pessoa que nunca participou de eleição que não tem voto, carisma ou simpatia.
Valor: Mas diante do desgaste do PT será que Dilma não seria favorecida exatamente por não ter tido cargo eletivo no PT?
Montenegro: O candidato precisa ter currículo, história. É a primeira vez que Lula não será candidato. Muitas pessoas de baixa renda que melhoraram de vida podem até votar no candidato de Lula por gratidão. Por isso mesmo Dilma tem de 13% a 15% das intenções de voto. Sem Lula, teria 1%. Qualquer um que Lula apoiasse teria 13% a 14% [das intenções de voto] pois é o que pode transferir. A rejeição a Dilma ter chegado a 40% significa que ela anda para trás. Possivelmente, foi o episódio da Receita [Federal, quando a secretária Lina Vieira declarou que ouviu da ministra pedido para apressar investigação em torno da família Sarney].

Bom, segundo Montenegro, o PT praticamente acabou, é uma sigla maldita. Sua opinião, porém, não se baseia na realidade, pelo menos a científica, das pesquisas que ele tanto gosta. Pois não é que um instituto concorrente do seu, o Vox Populi, mostrou, em maio, que o PT é o partido preferido dos brasileiros?
Vamos ao trecho da notícia sobre o levantamento, extraída do site da agremiação:

"Pesquisa do instituto Vox Populi realizada entre os dias 2 e 7 de maio mostra que a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, já tem entre 19% e 25% de intenção de votos para a Presidência da República, caso seja candidata em 2010.
O levantamento, que ouviu duas mil pessoas em todas as regiões do país, mostra ainda que o PT continua sendo o partido de maior preferência da população. O índice, que era de 25% em maio de 2008, saltou para 29% agora. Em seguida, vêm PMDB, com 8%; e PSDB, com 7%. O DEM, ex-PFL, tem apenas 1%.
Os números mostram que 59% dos entrevistados têm muita ou alguma simpatia pelo PT. Para 70%, o PT ajuda o Brasil a crescer."

É bom lembrar que, oficialmente, a campanha nem começou. Mas extra-oficialmente, ela corre solta, à plena velocidade, com os atores assumindo seus papéis com a desenvoltura que se espera deles. Serão meses de muitas emoções...

Nenhum comentário:

Postar um comentário