segunda-feira, 7 de setembro de 2009

FHC e o 7 de Setembro

Foto: : Valter Campanato/ABr

Há dois anos, a revista "Piauí" publicou uma matéria de seu próprio dono, o insuspeitíssimo João Moreira Salles, intitulada "O Andarilho", que pretendia ser um retrato desse notável personagem da história contemporânea brasileira chamado Fernando Henrique Cardoso.
Entre tantas revelações sobre como o ex-presidente do Brasil, que hoje se lança numa campanha mundial pela descriminalização da maconha, passava os seus dias, o que ficou mesmo do texto foram as frases colhidas nesse fértil jardim que é o pensamento efeagaceano.
Como algumas dessas memoráveis sentenças dizem respeito à data de 7 de Setembro, dia da independência nacional, nada mais justo que sejam oferecidas hoje ao caro internauta, até como tema para uma reflexão.
Afinal, FHC pode estar hoje falando sobre drogas ilícitas, mas a droga de que ele e sua turma gostam mesmo chama-se Poder.
Vamos a essas pérolas, então:

"Essa coisa de ser brasileiro é quase uma obrigação."
"Como eu ia dizendo, é bom ser brasileiro: ninguém dá bola."
"Que ninguém se engane: o Brasil é isso mesmo que está aí. A saúde melhorou, a educação melhorou e aos poucos a infra-estrutura se acertará. Mas não vai haver nenhum espetáculo de crescimento, nada que se compare à China ou à Índia. Continuaremos nessa falta de entusiasmo, nesse desânimo."
"Quais são as instituições que dão coesão à sociedade ? Família, religião, partido, escola. No Brasil, tudo isso fracassou."
"No meu governo universalizamos o acesso à escola, mas para quê ? O que se ensina ali é um desastre."
"A parada de 7 de setembro é uma palhaçada."
"Parada militar no Brasil é pobre pra burro. Brasileiro não sabe marchar. Eles sambam … A cada bandeira de regimento a gente tinha que levantar, era um senta levanta infindável. Em setembro venta muito em Brasília e o cabelo fica ao contrário."

Ele não merece ser levado mais a sério?

Nenhum comentário:

Postar um comentário