Não fosse pela ajuda dos amigos internautas eu teria cometido ontem não só um erro, mas uma grande injustiça, ao atribuir o texto "Eleições e mídia, tudo a ver", ao professor Luiz Gonzaga Belluzzo, quando ele é, na verdade, de Emiliano José. O engano se justifica: o site da revista Carta Capital havia colocado o link do artigo na seção reservada a Belluzzo, falha depois corrigida.
Felizmente, os amigos observaram o erro e eu consegui, nas condições que dispunha no momento, corrigi-lo. Posso agora, com mais calma, estender a explicação sobre o ocorrido e pedir sinceras desculpas pelo inconveniente que porventura tenha causado a quem quer que seja.
A internet infelizmente tem dessas coisas. Sem querer, quase ajudo a espalhar uma mentira na rede - uma das ações mais perniciosas que acontecem na chamada blogosfera.
Lembro, a propósito, de um colega de trabalho que me mandou um e-mail que havia recebido sabe-se lá de quem, sobre uma "conversa" entre duas pessoas. O assunto era a gripe suína - o fato ocorreu justamente no auge da agressiva campanha de desinformação da mídia sobre o assunto.
Pois bem, no tal e-mail um dos personagens dizia ao outro que um terceiro, com acesso a informações privilegiadas, tinha lhe falado que a epidemia da doença era muito mais grave do que se noticiava - os mortos se contavam aos milhares, médicos e enfermeiros caíam feito moscas, a situação atingia o caos.
Esse meu colega que me mandou o e-mail me perguntou o que eu achava daquilo. Disse que era uma tremenda bobagem, algo como os famosos "cavalos de Tróia" , essas mensagens falsas que induzem o coitado do destinatário a abrir um arquivo que carrega um vírus espião.
Depois pensei melhor sobre o assunto e vi que, na verdade, o tal e-mail não era uma besteira como pensara antes. Ninguém perderia o tempo que perdeu para criar um diálogo que parecia mesmo verossímel, com ritmo, pausas, tensão - um texto teatral. Coisa de profissional, ou, pelo menos, de um amador bem aplicado.
Ao ler ontem as explicações dos responsáveis pela pesquisa Sensus-CNT que mostra uma queda da popularidade de Lula e das intenções de voto em sua candidata, finalmente percebi como todas as peças se encaixam - o convincente arrazoado do artigo de Emiliano José, o falso e-mail espalhando o pânico...
É a guerra da informação, apenas começando. Vem muito mais por aí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário