quinta-feira, 18 de junho de 2009

A noite em que deixei de ser jornalista

Minutos depois de a profissão de jornalista ter sido extinta, um editor, fechamento quase no fim, levanta-se para festejar o fato:
- Esperei 20 anos por isso. Finalmente saí da clandestinidade.
Foi ele mesmo quem tentou convencer um colega do acerto da decisão do Supremo Tribunal Federal de derrubar a exigência de diploma de curso superior específico para o exercício profissional do jornalismo - o que, na prática, desregulamenta a profissão:
- Veja, na Europa não se exige diploma. Basta o profissional ter feito outro curso superior e passado por um cursinho específico e ele está habilitado...
Ao que o colega retrucou:
- Então lá existe uma regulamentação. Aqui, agora, não há nenhuma. Até a coitada da faxineira que estava limpando os móveis aqui de manhã, que nem sabia que existiam outros jornais além deste, pode ser jornalista.
Uma experiente (ex) jornalista que estava próxima entrou na conversa:
- Então, como é que fica? Qualquer um pode ser contratado?
Um redator, sem levantar de sua mesa, informa que sim, que hoje, não há lei que especifique o grau de escolaridade que o "jornalista" deve ter e que uma nova regulamentação para a profissão está para ser discutida no Congresso e no próprio governo.
Com medo de participar da discussão, mas de ouvido bem atento, uma jovem repórter recém-formada cochicha para o colega ao lado:
- E eu que gastei dinheiro em faculdade...
Um editor levanta de sua mesa, chega perto da roda, e brinca com outra repórter, solteira, que mora sozinha, longe da família:
- Antes seus pais diziam para quem perguntava que você era jornalista em São Paulo. Agora eles podem dizer que você é cozinheira.
E ri alto.
Pegando o tema, outro redator, sujeito de pouca fala, arremata:
- Se o Gilmar Mendes nos comparou a cozinheiros, nós vamos compará-lo a quê, então?
Ninguém respondeu.
O assunto havia se esgotado.
No outro lado da redação, de frente a um aparelho de televisão, um grupo de uns cinco fazia barulho.
Eram os corintianos alegres com a desclassificação do Palmeiras na Copa Libertadores da América.

Nenhum comentário:

Postar um comentário