quinta-feira, 2 de abril de 2009

Uma foto com a rainha

Na foto oficial do encontro entre a rainha Elizabeth II com os mandatários do G-20, o grupo das maiores economias mundiais, ela está ladeada pelo primeiro-ministro britânico, Gordon Brawn, e por Lula, o ex-metalúrgico que virou presidente do Brasil. Obama Barack, chefe do Executivo da maior potência mundial, está uma fileira atrás. 
Sabe-se lá porque isso ocorreu. Não importa. A foto é emblemática. 
Mostra que o Brasil é hoje protagonista e não mais coadjuvante.
Mostra que a política econômica brasileira desenvolvida pelo governo Lula deu resultados. 
Mostra que o esforço do Itamaraty em desenvolver relações mais estreitas com os países do hemisfério sul e abrir frentes que diminuíssem a dependência dos países desenvolvidos funcionou. 
Mostra que os pronunciamentos enfáticos do monoglota Lula em suas viagens aos confins do planeta em prol de um mundo mais justo, mais igualitário, menos protecionista em suas relações comerciais, no qual os países pobres tenham os mesmos direitos que os ricos, deu frutos.
Estranho é que esse reconhecimento de que o Brasil é hoje um país sério se dê lá fora. Internamente, ainda se faz um esforço tremendo para o povo acreditar que esta ainda é uma república de bananas governada por um incompetente, semi-alfabetizado (quando não, "apedeuta"), corrupto e bêbado, um sujeito que só chegou onde chegou por pura sorte - e com a ajuda de um eleitorado igualmente ignorante.
Esse pessoal, que dissemina essas ideias como se fosse a sua razão de vida, se tivesse a oportunidade, se ajoelharia em frente da rainha Elizabeth II apenas para demonstrar toda a sua oportunista vassalagem aos poderosos.
Se pudesse, beijaria as mãos, os pés e colocaria a sua vida à disposição da soberana.
Mas mesmo assim essa turma ficaria de fora da foto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário