quinta-feira, 26 de março de 2009

Um fio de luz

Toda a atenção agora se volta aos desdobramentos da Operação Castelo de Areia, que flagrou um esquema de lavagem de dinheiro, entre outras coisinhas mais, na construtora Andrade Gutierrez.
Empreiteiras têm sido, constantemente, citadas como umas das principais fontes de corrupção no país. Essa nova ação da Polícia Federal talvez sirva para apresentar, de forma explícita, como se produzem todas essas falcatruas. 
Já há quem diga que, como ocorreu com a Satiagraha, essa nova operação vai encontrar muitos obstáculos em seu caminho. Afinal, no cesto de acusações contra a construtora está o financiamento irregular a partidos políticos. E é notória a capacidade que tais organizações têm de se proteger contra bisbilhoteiros de todos os calibres.
O mais importante, porém, de uma ação como essa, não é o seu desfecho. Mesmo na suposição, quase impossível, de que resulte em algumas condenações. 
Vale mesmo a demonstração de que, quando querem, as instituições do país agem de forma republicana, o que já é, por si só, muita coisa.
Afinal, estamos falando de uma democracia que ainda vive a sua infância, que tem ainda sérios problemas para enfrentar e muitas dificuldades para superar.
É como se, num dia cinzento um fio de luz rasgasse as nuvens carregadas e sombrias.
A isso se pode chamar Esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário