quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

O tiro no pé

O tema já foi tratado nestas "Crônicas". Mas não faz nenhum mal retornar a ele.
É que agora já é público que a receita publicitária da mídia em geral sofreu um tombo em janeiro, queda causada pela absurda retração produtiva e pessimismo generalizado, que foram provocados, vejam só, justamente pelas notícias sobre a crise econômica global.
Ou seja: a imprensa, no afã de produzir notícias negativas, com o claro propósito de prejudicar a popularidade do governo Lula, acabou dando um tiro no próprio pé.
Nossos empresários, que não são lá nenhum primor de inteligência e costumam se informar das coisas deste mundo passando os olhos pelas páginas de Veja, Época, Exame, Folha, Globo, Estadão e congêneres, se desesperaram - e deu no que deu.
Tudo indica que o olho do furacão foi mesmo o último trimestre do ano passado, quando as fontes do crédito secaram. E que as medidas do governo começaram a fazer efeito.
Em resumo: a crise não vai acabar com os negócios no país, que devem ser mais ativos, nesta época de recuperação, do que na maior parte do mundo. 
Assim, vem aí uma safra de boas novas, patrocinada pela grande mídia, que pode querer tudo, menos perder dinheiro. 
Como das outras vezes, a tentativa de passar uma rasteira no barbudo foi mal sucedida. 
Mas nem tudo está perdido para esse pessoal que não se conforma em viver numa democracia: eles saberão encontrar assunto para provocar outras crises até 2010.

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