quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Novas experiências

"Ela sempre se viu como uma empresa: contava os clientes que atendia, anotava as características de cada um – num verdadeiro database, como eles haviam chegado até ela, fazia promoções para aumentar e fidelizar a clientela, procurava nichos de mercado, criava serviços diferenciados, enfim, sempre fez o que qualquer guru do marketing recomendaria a um empresário que fosse assistir a uma palestra.
Mas ela é uma ex-garota de programa. Famosa por seu livro O Diário de Marise, com mais de 20 mil cópias vendidas, Vanessa de Oliveira agora apresenta um livro escrito juntamente com um profissional de marketing. “Seduzir Clientes – O que todo profissional pode aprender com uma garota de programa e um homem de marketing” no qual mostra as analogias entre sua ex-profissão e o mercado corporativo."

O trecho acima faz parte do release que promove o tal livro da "ex-garota de programa". A moça parece ser bem esperta. Não pegou apenas a onda da precursora Bruna Surfistinha. Foi além: como mostra seu site, lançou uma linha de lingerie e dá os primeiros passos como palestrante. A primeira foi para um grupo da terceira idade do Sesc de Blumenau. Mas ela topa falar para qualquer público, de adolescentes a empresários.

O co-autor de seu último livro, publicitário Reinaldo Bim Toigo, diz que "o que fizemos juntos foi mostrar como as experiências dela podem ser usadas no dia-a-dia de uma empresa". Ele explica que "são exemplos que motivam, que cabem muito bem para a tomada de decisões de qualquer executivo, gerente, enfim, qualquer pessoa que almeje posições melhores no trabalho, fazer mais e melhores negócios". Porque, conclui, "o que não falta é concorrência para os produtos e serviços e portanto, precisamos saber como seduzir o cliente que está flertando com diversas marcas por aí”.

Nestes tempos bicudos, em que a laboriosa classe empresarial brasileira parece ter se rendido ao desespero, vendo apenas a mão sempre generosa do Estado como a única e definitiva esperança, as lições de Vanessa sobre como seduzir clientes são bem-vindas.

Afinal, o homem de negócios que pretende ser um vencedor neste mundo ultracompetitivo não deve ter preconceitos de experimentar o novo.

Um comentário:

  1. PUTA LIVRO!!!!
    PUTA QUE OS PARIU!!!
    MAS SABE QUE PARECE SER BEM INTERESSANTE?

    ResponderExcluir