quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Conversa fiada

O que várias lideranças empresariais estão fazendo, ao propor mudanças na legislação trabalhista como pretexto para enfrentar as conseqüências da crise econômica mundial, nada mais é do que oportunismo barato. Se realmente tivessem interesse em manter empregos, como dizem, simplesmente usariam as leis em vigor, que permitem todo tipo de "flexibilidade" possível.

O longo governo FHC foi pródigo em modificar a legislação trabalhista. Nele foi criado o banco de horas, foi dada a permissão de trabalho aos domingos, foi permitido o contrato temporário, entre outras liberalidades. Tudo para que, em momentos de dificuldade, os empresários pudessem ter um alívio.

Várias empresas que realmente têm preocupação em manter o emprego de seus funcionários já estão negociando a aplicação dessas medidas. Outras, porém, fazem questão de ignorar a sua existência, para aproveitar o momento e exigir do governo mais facilidades.

Os sindicatos dos trabalhadores devem, nesta hora, exigir que as negociações sejam feitas em cima do que já existe - e que não é pouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário