quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Sede de cultura

Os novos ricos que o Brasil vem produzindo nesses últimos anos têm em comum uma preocupação: o que fazer com o numerário extra que entra com abundância? Claro que as opções e tentações oferecidas pelo pujante capitalismo brasileiro são várias, mas o novo rico que quiser se sobressair entre seus pares precisa investir em algo que realmente dê a ele mais que as bugigangas descartáveis deste monumental parque de diversões que é o mercado.

Uma das opções mais interessantes é expandir a mente adquirindo conhecimentos. Afinal, é por meio deles que se abrirão mais possibilidades para uma ascensão social e financeira ainda mais rápida. Mas que seja algo que não exija esforço demasiado, porque ninguém é de ferro.

Para isso existe a Casa do Saber, "um centro de debates e disseminação do conhecimento em São Paulo, que oferece acesso à cultura de forma clara e envolvente, porém rigorosa e fiel às obras dos criadores", como explica o seu site. Nele se informa ainda que lá é oferecido em "um ambiente extra-acadêmico", cursos livres, palestras e oficinas de estudo nas áreas de artes plásticas, ciências sociais, cinema, filosofia, história, música e psicologia, reunindo renomados professores e conferencistas". As palestras e os cursos, estes com duração de um a seis meses, "apresentam o diferencial de serem ministrados em pequenos grupos, para promover a troca de idéias e maior interação entre os participantes e os mestres".

O saber que o nosso novo rico poderá usufruir nessa casa é eclético. Aí vão alguns exemplos dos cursos deste segundo semestre:
"O que é hoje um casamento feliz - Encontros e Desencontros à Luz da Psicanálise"; "Lendo canções" - aulas-show com Arthur Nestrovski e José Miguel Wisnik; "Das vanguardas modernas à arte contemporânea (1910/1960)"; "Os Grandes Nomes da Moda"; "A ética protestante e o espírito do capitalismo"; "Assim Falou Zaratustra"; "Nietzsche e a metamorfose do espírito"; "Novas eleições americanas".

Como se vê, uma programação para todos os gostos, mas poucos bolsos: quem quiser ter o prazer de frequentá-los gastará uns R$ 600 reais - facilitados em três vezes. Os mais sedentes de saber podem adquirir o Cartão Paideia Universalis, que garante acesso a todos os cursos, palestras e eventos da Casa.

Uma informação importante: nos cursos, além de toda sabedoria extravasada pelos mestres, os alunos podem ingerir deliciosos e refrescantes vinhos importados.

É, na Casa do Saber, a cultura dá sede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário