segunda-feira, 30 de junho de 2008

Liberdade à vista

Algumas (boas) notícias são praticamente ignoradas pela imprensa. Como a que mostra o excepcional crescimento do público que acessa a internet no país.

Segundo pesquisa do Ibope/Net Ratings, o número de pessoas com acesso à internet no Brasil ultrapassou a barreira de 40 milhões de pessoas. Os dados relativos ao primeiro trimestre de 2008 revelam que 41,565 milhões de pessoas com 16 anos ou mais declararam ter acesso à internet em qualquer ambiente (casa, trabalho, escola, cybercafés, bibliotecas, entre outras possibilidades). Esse é o maior nível já atingido no país desde setembro de 2000, quando iniciaram-se as medições do Ibope.
Em maio, 23,1 milhões de pessoas usaram a internet residencial, segundo o Ibope, maior número já atingido pela pesquisa e que significa 29% mais que os 17,9 milhões de maio de 2007. O número de pessoas com acesso residencial à internet também é o maior desde setembro de 2000 e chegou a 35,5 milhões em maio.


“São dados muito positivos”, disse Alexandre Sanches Magalhães, gerente de análise do Ibope. “E refletem as políticas públicas de abertura de pontos de acesso à internet em escolas, bibliotecas, telecentros e muitos outros locais, além da avalanche de facilidades para adquirir computadores novos, como financiamentos em muitas prestações e equipamentos mais baratos por causa da concorrência entre os fabricantes de computador.”

Entre outras coisas, mais pessoas acessando a internet significa menos pessoas dependentes do noticiário viciado que nos dão os principais jornais e emissoras de rádio e televisão.

E isso não é bom para quem tem (ainda) o monopólio da informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário