quarta-feira, 26 de março de 2008

Um pronome a mais

No mesmo dia em que viu o plano de privatizar a Cesp adiado - o leilão fracassou -, o governador José Serra colheu mais uma derrota. O presidente dos tucanos, senador Sérgio Guerra, anunciou que Geraldo Alckmin será, sim, candidato à prefeitura paulistana. Serra, como todos sabem, apóia para a disputa o atual prefeito, Gilberto Kassab, que, pelo menos formalmente, é de outro partido, o DEM - ou PFL.
A reação do governador à decisão do chefe tucano deu-se por meio do secretário municipal de Esportes, Walter Feldman, serrista de primeira hora, que enviou carta a cerca de 4 mil filiados do partido. Em certo trecho, ela diz: "Em nome de quais princípios e interesses vamos jogar para o ar uma aliança sob a égide da qual foi possível realizar uma obra administrativa da qual só temos motivo para nos orgulhar?"
Político experiente, Feldman deve saber que a batalha está perdida - por isso o desabafo público. Quanto aos princípios e interesses aos quais se refere, eles são facilmente identificáveis: os tucanos, especialmente os antiserristas, querem ter certeza de que continuarão no poder em São Paulo, e por isso preferem Geraldo, que lidera as pesquisas de intenção de voto, cabeça a cabeça com a petista Marta Suplicy, a Kassab, vários corpos atrás dos líderes.
Já em relação ao orgulho que a "obra administrativa" tucano-pefelista causa, pouca coisa a acrescentar. Os resultados da dobradinha estão aí visíveis a qualquer morador de São Paulo. E, por isso mesmo, fica uma dúvida sobre o texto da carta divulgado pela imprensa. Na pressa em expor o desagrado pela decisão que chancela a candidatura de Geraldo, o secretário Feldman não teria, por acaso, esquecido de colocar um pronome na sua frase?
Pelo bem da lógica, ela seria melhor se ficasse assim: "Em nome de quais princípios e interesses vamos jogar para o ar uma aliança sob a égide da qual foi possível realizar uma obra administrativa da qual só NÓS temos motivo para nos orgulhar?"
Ah, esta última flor do láscio, inculta e bela, quantas verdades nos revela...

Nenhum comentário:

Postar um comentário