quinta-feira, 20 de março de 2008

Em atividade

Um bom truque para saber a quantas anda a atividade econômica do país é observar o movimento nas estradas. Muitos caminhões, indústria e agricultura em alta. Poucos, em baixa. Muitos carros, renda em alta. Poucos, em baixa.
A Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias e a Tendências Consultoria preparam todo mês o Índice ABR de Atividade, que mede justamente o volume de tráfego nas estradas. E, adivinhem o resultado do mês de fevereiro, o último a sair? Alta de 0,6% em relação a janeiro, já considerando ajustes sazonais (o movimento de veículos leves cresceu 0,5%, e o de pesados, 0,4%); elevação de 7,9% em relação a fevereiro do ano passado (veículos leves com alta de 6,9%, e o de pesados, 10,5%); e alta de 6,8 nos últimos 12 meses (veículos leves, mais 7,0%, e pesados, mais 6,3%).
O economista Juan Jensen, da Tendências, explica que os dados mostram que continua a tendência de crescimento da atividade econômica e mesmo nos Estados onde foi verificada queda, "percebe-se que o resultado negativo é apenas uma acomodação natural depois do crescimento verificado em meses anteriores e, portanto, não significa reversão da tendência de alta".
Assim, que ninguém se assuste com o caos viário que este feriado promete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário