terça-feira, 20 de novembro de 2007

Sem preconceito

A Unipalmares, de São Paulo, forma sua primeira turma, com 90% de negros. Exceção no universo educacional brasileiro, a universidade cobra mensalidades relativamente baratas (metade do custo é bancado por patrocinadores) e, como indica o seu nome, foi mesma montada para o público negro. Os professores contam que os alunos são mais interessados que os de outras faculdades em que lecionam. As empresas patrocinadoras disputam os alunos para estágios.
Para a grande festa de formatura, os alunos escolheram para patrono o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e para paraninfos o governador paulista José Serra e o ex-governador Geraldo Alckmin.
Embora os alunos tenham uma opinião dividida sobre o governo Lula, sua escolha como patrono parece refletir um agradecimento ao que ele tem feito em pról da inserção do negro na sociedade brasileira, como demonstra a efetivação da política de cotas. Agora, supor que José Serra e Geraldo Alckmin tenham feito alguma vez algo a favor da superação do preconceito e da desigualdade racial no exercício de seus cargos é um exercício mental quase impossível.

Um comentário:

  1. Meu Deus...agora eu fiquei com muito medo. Parece que estão fazendo uma festa na senzala pra agradecer aos senhores da casa grande por ter aumentado o sal na polenta que servem aos escravos. Os universitários negros tinham de ter orgulho de si, a festa é deles, os homenagesdos são eles, os administradoes não fizeram nada mais do que a obrigação. Eu tenho medo. E depois de ler a nota, acredito que deixei de ser um pouco mais negro...muito obrigado, senhorzinho...será que os alunos também farão uma homengem ao presidente? Será que o Lula fará uma metáfora de mal gosto entre ser nordestino formado nelo SENAE e os universitários negros formados na faculdade? Ou fará o clássico discurso: "na história desse páis, nunca bla, bla, bla..."...Já sei, já sei...ele dirá: Vocês estão se formando pelas mãos de um presidente sem "diproma", e todos irão às lágrimas...

    ResponderExcluir