quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Lição de casa

Os tucanos fecharam questão contra o ingresso da Venezuela no Mercosul. Segundo o presidente do PSDB, Tasso Jereissati, o partido considerou não só as condições políticas daquele país, mas também o fato de a Venezuela não ter atendido às condições técnicas para a admissão de novos membros no mercado comum. Na decisão, o PSDB avaliou ainda que o comportamento do presidente Hugo Chávez é uma ameaça à democracia em toda a América do Sul. Tanto pela influência que tem tentado exercer em outros países, como pela corrida armamentista que estaria promovendo.
Com a decisão, os tucanos dão razão à Chávez, que classificou o Congresso brasileiro de "papagaio" do governo americano.
O maior interessado em barrar a entrada da Venezuela no Mercosul é o governo George W.Bush. Fora do bloco, o país é muito mais vulnerável às manobras americanas de desestabilização.
Os tucanos parecem ter entendido a lição de seus mestres direitinho. E deram uma banana aos empresários exportadores e aos governadores do Norte e Nordeste, que têm muito interesse no estreitamente das relações comerciais entre Brasil e Venezuela - um mercado vizinho de grande potencial, carente de todos os bens de consumo produzidos por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário