quarta-feira, 17 de outubro de 2007

O melhor dos mundos

O que era ruim pode ficar pior: a Dinap, distribuidora de jornais e revistas do grupo Abril, comprou a concorrente Fernando Chinaglia. Assim, o que era um duopólio, vai virar monopólio se o Cade não impedir a operação.
Hoje, quem pretende que seu produto tenha vitrine mais ampla que a banca da esquina, cai nas mãos ou da Dinap ou da Fernando Chinaglia, que alcançam cerca de 40 mil pontos de venda em todo o Brasil. Como o poder das duas é imensa, são elas que ditam as regras - se aceitarem distribuir o produto. Cobram alto pelo serviço - até 40% do preço de capa. O único trabalho que têm é jogar o jornal ou revista nos caminhões, que, por sua vez, entregam o produto nas bancas. Dinheiro fácil.
Mandando na Fernando Chinaglia, a Abril viverá no melhor dos mundos. Se achar que algum novo produto pode concorrer com os seus, é só não distribuí-lo. E ponto final. Além disso, aumenta extraordinariamente seu poder sobre as bancas e os editores. E, por último, economiza um bocado na operação, já que o que antes era feito por dois funcionários e dois caminhões, passará a ser feito com a metade.
É o sonho de todo capitalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário