quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Lado negro

A partir de hoje, as principais redes de TV aberta e 153 emissoras de rádios do Brasil funcionam a título precário, pois estão com as concessões vencidas. A renovação terá de passar pelo Congresso. Dezenas de entidades pretendem fazer manifestações em 11 capitais como parte de uma ampla campanha por "democracia e transparência " nas concessões.
A cada dia se torna mais importante no país o debate sobre a importância dos meios de comunicação no exercício da cidadania. Isso porque nunca antes eles exerceram tanto poder como agora, influindo diretamente no funcionamento das instituições.
Esse novo protagonismo tem sido estudado e debatido exaustivamente. Mas de concreto nada se fez para que a ação dessa indústria deixe de lado seus próprios interesses e atue em favor dos interesses da sociedade.
Se quisessem, por exemplo, os donos da mídia brasileira fariam pela educação mais que todos os governos juntos jamais fizeram.
Poderiam transformar um país de semi-alfabetizados numa nação letrada em tempo recorde.
Poderiam incutir nas pessoas noções de civilidade, urbanismo, ética ou moral com extrema facilidade.
Ou prestar serviços relevantes e importantes no dia a dia.
Ou, simplesmente, levariam informação e entretenimento sadios para pessoas de todas as idades.
Mas, infelizmente, a radiodifusão no país está a serviço do mercado, se move e vive em função dessa entidade incorpórea e absoluta que extrai o pior de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário