terça-feira, 21 de agosto de 2007

Pedras no caminho

Pesquisa do Instituto Ipsos revela que haverá muitas pedras do caminho dos presidenciáveis. A luta promete ser duríssima. Pelo lado governista, aparecem bem colocados o deputado e ex-ministro Ciro Gomes (PSB), com surpreendentes 32% das intenções de voto, e a ex-prefeita paulistana e ministra do Turismo, Marta Suplicy (PT), com 12%. Pelo lado oposicionista, três tucanos se sobressaem: o governador paulista, José Serra (27%), o incansável Geraldo (24%) e o governador mineiro, Aécio Neves (10%). Brancos e nulos somam 22%, enquanto 14% não souberam opinar.
Os números surpreenderam o alto escalão governista, que não achava que Ciro Gomes e Marta Suplicy estivessem tão dentro do jogo como mostram estar.
O lado oposicionista desaponta pelo óbvio, ou seja, pela força de Serra e Geraldo e a esqualidez de Aécio.
O problema para os dois lados será definir os concorrentes. Essa vai ser a primeira grande batalha da sucessão. Todos sabem da vontade de Ciro Gomes suceder Lula, mas isso só é viável se o PT apoiar a sua candidatura irrestritamente, algo muito difícil de ocorrer. Quanto a Marta Suplicy, que parece mesmo ser o único nome petista com alguma chance, seus passos serão guiados pelo que acontecer na disputa à prefeitura paulistana, na qual também aparece com destaque.
No ninho tucano, o caminho só estará livre para Serra se Geraldo disputar a prefeitura de São Paulo - e perder. Geraldo, por seu lado, deve usar a prefeitura como uma catapulta ao Planalto - imitando Serra, que assim venceu facilmente a eleição para o governo estadual. Aécio tem poucas chances entre os tucanos. Mas pode ser decisivo na escolha do candidato. Todos sabem que seu bico balança para o lado alquimista.
Mas isso já é outra história, que fica para outra vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário