terça-feira, 24 de julho de 2007

O mito da eficiência

Uma das verdades mais difundidas no Brasil é sobre a eficiência da empresa privada. Sempre louvada, seu contraponto é a empresa pública, ineficiente, incapaz, incompetente.
Mas o número de empresas que vão à falência todos os dias, os processos trabalhistas e fiscais que enfrentam, os pedidos de socorro ou as queixas de consumidores, são exemplos mais que evidentes do nível dos nossos "empreendedores".
No setor de serviços essa realidade fica mais exposta. Achar uma assistência técnica de qualquer produto, um mecânico, um simples eletricista que seja, é tarefa hercúlea.
Não fogem à regra grandes empresas, sejam bancos ou supermercados. Nem a concorrência muitas vezes acirrada num setor as exime da má qualidade do atendimento.
O Código de Defesa do Consumidor melhorou a situação, mas foi incapaz de levá-la ao nível desejado, pois é difícil para o cidadão comum valer-se dos complicados, caros e lentos instrumentos de Justiça do país.
Resta, então, para quem se sente prejudicado numa relação de consumo ou num simples caso de mau atendimento, boicotar individualmente aquele que não cumpriu com seu trabalho de modo adequado.
Ou, então, levar sua queixa a público, seja de que maneira for.
Assim, as "crônicas" passarão a abordar esse tema mais freqüentemente.
Às vezes a pena fere mais que a espada.

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