segunda-feira, 4 de junho de 2007

Sr. Brasil

A Rede Globo mostra, a partir do dia 12, a microssérie A Pedra do Reino. É uma adaptação da obra mais importante de Ariano Suassuna, em homenagem ao aniversário de seus 80 anos. A direção é de Luiz Fernando Carvalho. O livro - Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta - tem mais de 700 páginas e é magistral - uma mistura sem pudores de vários gêneros literários, uma mostra despretenciosa da mais alta erudição e, principalmente, um canto de amor ao Brasil.
Suassuna ficou famoso pelo seu Auto da Compadecida, talvez a peça teatral mais encenada no país, que depois virou dois filmes - o último condensado da minissérie dirigida por Guel Arraes. E, posteriormente, pela sua atuação permanente e radical em pról da cultura brasileira, com suas famosas aulas-espetáculo pelo Brasil inteiro, reproduzidas pela televisão.
É de se esperar que as homenagens aos seus 80 anos se multipliquem. Afinal, este é um país onde figuras tão grandes se contam nos dedos. Mas talvez a maior de todas as honrarias a esse extraordinário brasileiro seja simplesmente o fato de que a sua obra se tornou parte do povo, é reconhecida por pessoas das mais variadas condições e de todos os lugares. Provavelmente, nada agrada tanto ao mestre do que saber que é amado e compreendido muito mais pelo Brasil real do que pelo oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário