sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

País perdeu 1,5 milhão de empregos formais em 1 ano. Palmas para a Lava Jato

O Ministério do Trabalho e Previdência Social divulgou os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de janeiro: o estoque de empregos no mês ficou em 39.593.365 postos, com saldo médio de empregos criados no mês, desde 2003, de 70.304 postos.

Como é normal em janeiro, houve uma redução no número de empregos formais, por causa do encerramento dos contratos temporários de trabalho firmados no fim do ano pelo comércio e setor de serviços. Dessa forma, foram fechadas 99.694 vagas, uma variação percentual de -0,25% em relação ao estoque do mês anterior, saldo originado de 1.205.040 admissões e de 1.304.734 desligamentos. 

Nos últimos 12 meses, 1.590.822 empregos com carteira assinada foram desativados, equivalente a uma variação negativa de 3,86%, evidenciando a retração econômica verificada no país, consequência da crise internacional e dos efeitos da operação Lava Jato sobre a cadeia petroquímica e da construção.


Analistas estimam que a fúria justiceira da "força-tarefa" da Lava Jato, sob a chefia do juiz Moro, sobre as empresas de construção e outras ligadas à Petrobras conseguiu a façanha de tirar cerca de 2 pontos porcentuais do PIB brasileiro em 2015.

A consequência prática é esse desastre econômico que, dependendo das ações dos procuradores e promotores do MP, delegados e policiais federais, que atuam sob a proteção do juiz curitibano, com evidente propósito de ajudar na derrubada do governo da presidenta Dilma, tornar inviável a candidatura do ex-presidente Lula em 2018 ao Palácio do Planalto e criminalizar o PT, pode se agravar ainda mais.

Apesar de todo o esforço para sabotar a economia do país, a força-tarefa da Lava Jato não conseguiu piorar os dados relativos à agricultura: o setor apresentou uma recuperação no mês de janeiro, com saldo positivo de 8.729 postos de trabalho, número superior à média de 2003 a 2015, que foi de 5.996 postos/mês.

Entre os setores, a perda mais significativa no mês foi no comércio (-69.750) e serviços (-17.159). O desempenho negativo do comércio se deu principalmente pelo recuo do emprego no comércio varejista (-69.398 postos ou - 3,53%) e no comércio atacadista (-352 postos ou – 2,43%).

O setor de indústria de transformação apresentou um saldo negativo de 16.553 postos no mês, o equivalente a um recuo de 0,22%. Os ramos de indústria de calçados (+3.625 ou +1,27%), indústria da borracha (+2.351 ou +0,74%) e indústria da madeira e do mobiliário (+114 ou +0,03%) apresentaram saldos positivos de geração de empregos, em janeiro.

Os dados do Caged mostram também que em janeiro, cinco Estados apresentaram aumento no nível do emprego, com destaque para o Rio Grande do Sul (+7.263), Santa Catarina (+7.211) e Mato Grosso (+6.900). Os Estados onde houve retração mais forte foram São Paulo (-27.056) e Rio de Janeiro (-25.549). Nas regiões, houve elevação de postos de trabalho no Sul (+15.548) e Centro Oeste (+1.621).

No Sudeste (-71.956) e Nordeste (-33.411) ocorreram as maiores perdas no mês. Entre as regiões metropolitanas o destaque foi Curitiba, que criou 318 postos ou + 0,03%.  No conjunto das nove áreas metropolitanas, porém, ocorreu queda de 0,41% em janeiro, com perda de 65.272 postos de trabalho, sendo a maior queda registrada no Rio de Janeiro com perda de 20.096 postos ou -0,71% no mês.

11 comentários:

  1. Provocar desemprego, endividar e colocar o País em recessão, sempre foi façanha dos neoliberais. Como êles não ganham eleição ha 13 anos, arranjaram outra maneira de manietar a Patria. Aqui no Brasil, êles são "cover" de quinta categoria, dos originais europeus e americanos. Se os autênticos só fazem merda na economia e na politica, imaginem os nossos imitadores tupiniquins. É cada um, que parece dois. Haja saco!

    ResponderExcluir
  2. Entao que continue a roubalheira, seja a feita por politicos, empreiteiros corruptos a subtrair a dignidade do povo brasileiro, e viva a corrupcao e a impunidade... Afinal sao Mai's de 500 anos de aprendizagem, ja estamos graduados nessa materia... Salves OS ignorantes funcionais que defendem esse deservico a nacao brasileiro... Enquanto isso, a educacao e a saude sao exemplos magnanimos de como devemos celebrar os avancos de um governor que SE diz e pretended see social...

    ResponderExcluir
  3. Entao que continue a roubalheira, seja a feita por politicos, empreiteiros corruptos a subtrair a dignidade do povo brasileiro, e viva a corrupcao e a impunidade... Afinal sao Mai's de 500 anos de aprendizagem, ja estamos graduados nessa materia... Salves OS ignorantes funcionais que defendem esse deservico a nacao brasileiro... Enquanto isso, a educacao e a saude sao exemplos magnanimos de como devemos celebrar os avancos de um governor que SE diz e pretended see social...

    ResponderExcluir
  4. Sra. Valeria. O seu discurso parece copiado da Veja, e colado aqui no blog. Discurso repetido a exaustão exatamente pelos ameaçados em seus privilegios historicos, como bem cita a senhora.Carece de autenticidade intelectual. Senão, liste aqui pra nós, com provas e documentos, quais os roubos praticados pelos Governos Trabalhistas. Não tente citar, as acusações infundadas da midia, para não passar como inocente(?) util, ou trollzinha de segunda categoria. Se a Sra. não tem conhecimento do que aconteceu no Brasil, durante os governos neoliberais, faria-nos um imenso favor em primeiro se informar, para depois formar sua opinião própria. Nós leitores desse blog, agradecemos a gentileza.

    ResponderExcluir
  5. Quer dizer que todas essas denúncias de corrupção são mentirosas? Quer dizer que esse partido está sendo uma vítima de neoliberais e não o país sendo vítima de uma quadrilha? Bem, os avanços sociais, no meu ponto de vista, são inquestionáveis, em especial o bolsa família, que de fato tirou muitas crianças do trabalho e as levou pra dentro da escola, além de ter tirado muita gente da miséria, diminuir a mortalidade infantil... Mas podia ser mil vezes melhor se o governo fosse competente o suficiente pra oferecer uma escola descente. Mas tudo bem. Nesse país isso seria pedir demais, afinal estamos acostumados em dar o paixe pra se ter o voto. Não consigo acreditar que todas essas acusações são invenções e por isso acho realmente um absurdo acusar a justiça pela crise que o país está passando. Se não houvesse tanta corrupção isso não precisaria estar acontecendo. E seja de qual partido for, de qual lado for... Corrupção não deve ser algo admissível. E antes que me chamem de assinante da Veja digo-lhes: deixei de assinar há dois anos então nao(rsrs)

    ResponderExcluir
  6. Prezada Anonima. Se a senhora tivesse lido o têxto que esta comentando, muitas de suas duvidas estariam esclarecidas, ou pelo menos lhe despertaria para buscar esclarecimento. Mas não creio que seja essa sua intenção. Aqui ninguém é trouxa e sabe muito bem identificar um troll. A senhora deita palavrório, e sutilmente reforça as acusações com que diáriamente a midia ataca os Governos Trabalhistas. Somente um cego ou um mal intencionado, ignora todos os avanços ocorridos no Pais nos ultimos 13 anos, depois de séculos de bandalha, pra ressaltar que a educação vai mal. Não, a educação não vai mal. Está melhor do que estava antes dos Governos Trabalhistas. Se a senhora fosse leitora idônea desse blog, teria se informado sobre esse tema em posts anteriores, muito bem comentados pelo articulista.Em face do seu cinismo, seu comentário me leva a dizer-lhe, que sua trolagem não colou. Tente em outro blog, quem sabe dos "revoltados on line", ou do cantor Lobão, se pretende encontrar outros bem intencionados e afinados com seu discurso. Vai te catar!

    ResponderExcluir
  7. Fico me perguntando por que tanta agressividade se voce de fato se sente tão dono da razão. Os coxinhas pelo menos parecem ter mais tranquilidade ao defender seus pontos de vista. Se não querem ser questionados por pessoas com "mente aberta" e não doutrinados pelo PT, então peço que o autor deixe isso claro no início do blog "pessoas que pensam diferente ou são questionadoras não são bem vindas". Além disso, basta suprimir a opção de comentar ou simplesmente não autorizar as postagens. Não tive intensão de agredir/ofender ninguém. Acima eu elogiei o partido em pelo menos um aspecto e isso nem foi observado. Estou aqui lendo esses posts e comentários pra entender realmente se o partido está sendo vítima de uma organização do mal ou se de fato vocês que o defende não deveriam começar a questionar se os seus representantes não estão distorcendo os valores tão pregados até então. Citando a letra do lobão: decadance aveq elegance

    ResponderExcluir
  8. Leio e faço comentários nesse blog, porque por inumeras vezes o autor deixou bem claro que trolls não são bem vindos. A senhora pensa que é esperta, e vem com essa conversa que pensa diferente. Coisa nenhuma. Todos que conheci nesse espaço, incluindo o autor, são conscientes dos artificios e expedientes usados pela oposição, para sabotar os avanços trabalhistas, e não será a senhora, uma cobra cascavel travestida de inocente util, que irá nos engabelar. Sei tambem, que o seu interesse pecuniario e a sua falta de vergonha na cara, a farão continuar indefinidamente a postar suas baboseiras pseudo moralistas. Eu não sou agressivo, muito pelo contrário, sou uma pessoa calma e cordial, a não ser que venha a ser interpelado por uma muquirana como a senhora, querendo me usar pra destilar seu veneno. Eu não nasci ontem, e gente como a senhora conheci muitas em minha vida, e todas sem excessão, mandei a merda de barquinho. É como dizia o Chico Buarque: "vai trabalhar vagabunda".

    ResponderExcluir
  9. Cara, primeiro que nem sou mulher. Não sei de onde tirou isso. Segundo, não sou vagabundo, na verdade trabalho pra "cacete". Acredito que o sr. Deveria buscar ajuda psicológica. Prometo não postar mais nada aqui. Siga com suas ideias e seja feliz. Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Se não é mulher, é viado. Você mesmo se postou como Valéria. Já vai tarde!

    ResponderExcluir
  11. Se não sabia trolzinho(a) furreca, fique sabendo. Todo têxto tem assinatura invisível. De tanto ler, eu reconheceria um têxto do Motta, mesmo que êle publicasse em um blog italiano com o pseudônimo de Carlone Mottarola. Quem precisa de psiquiatra é você, que se apresenta com varios nomes, inclusive de mulher. Que tal fazer o curso do Pastor Feliciano. Lá você vai estar entre os seus, e quem sabe até fique curado e pare de se chamar de Valéria.

    ResponderExcluir