segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

A estranha doença que ataca o Ministério Público

Um dos procuradores de destaque na "força-tarefa" da Lava Jato, Deltan Dallagnol, um rapaz de 30 e poucos anos, que em certa ocasião já havia dito que era orientado por Deus em seu trabalho, acabou de fazer outra afirmação igualmente reveladora do espírito que orienta esses justiceiros: segundo os jornalões, ele teria dito que a operação pode se tornar uma alavanca para mudar o mundo.

Vamos supor que esse moço realmente fale essas coisas porque acredita nelas e as palavras que saem de sua boca não são ditadas nem pelo diabo nem por uma deliberada intenção de se promover, ou promover a operação policial/judiciária da qual faz parte - em termos simples, de fazer o seu "marketing".

Então, há um problema sério com esse jovem.

E com toda a instituição da qual faz parte, o Ministério Público.

Isso porque não é possível que num Estado laico se invoque Deus para atestar a lisura, ou a justeza, de uma investigação que tem abalado profundamente a economia e a política do país - e, consequentemente, todo o tecido social.


Cada um professa a crença que quiser. 

Mas não pode, sob pena de incorrer num crime, colocar o seu Deus acima das leis do país.

Afinal, o Brasil não é o Irã, uma república islâmica.

Ainda...

E quando o imberbe procurador dá tons épicos à Lava Jato, considerando-a como um feito tão magnânimo e heroico, que pode até mesmo servir de "alavanca" para mudar este complexo mundo em que vivemos, ele claramente indica que a operação está acima do bem e mal, além de qualquer crítica ou da possibilidade da apresentação do contraditório - pois se não, como seria tão poderosa?

Declarações como essas do jovem procurador servem apenas como combustível para atiçar ainda mais o espírito violento da turba, essa multidão idiotizada que carrega em si o conceito de que a Justiça prescinde de ritos que incluem - que coisa extraordinária! - o exercício pleno do direito de defesa.

Já quanto ao Ministério Público...

Bem, a cada dia parece mais claro que a instituição, para servir fielmente às sua atribuições constitucionais (defender a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses sociais e individuais indisponíveis), tem de, pelo menos, obrigar seus membros a se submeter a exames periódicos de saúde.

Isso porque, pelo que se depreende das declarações públicas de alguns de seus integrantes e pelas ações de outros, grassa entre a instituição um forte surto de uma misteriosa doença que compromete o raciocínio e a lógica, e, em casos mais graves, destrói a própria sanidade de suas vítimas.

5 comentários:

  1. Recentemente o Congresso aprovou uma Lei anti-terrorismo. Francamente, quem tem medo de terrorista, com um Judiciario se comportando dessa maneira? Se não botarem bom senso nessas operações, o caos social levará o Pais a extinção. Isso é que é terrorismo, e dos brabos!

    ResponderExcluir
  2. Prezado Motta. Será que o Mp sofre de fobia camaronesca? Fobia a lula por exemplo? Dizem que a lula come o camarão. Alias sabemos que o camarão vive nas costas do Brasil, é casca grossa, e só tem merda na cabeça. Tudo a ver com o caso!

    ResponderExcluir
  3. Chiiiiii! Lembra do Jim Jones? Pois é. E como tinha seguidores! Contando, ninguém acredita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena que não surgiu ate agora um jim jones por aqui...pq esta praga se espalha pior que a peste negra

      Excluir
  4. Não é doença, é origem de classe...Pense nisso, os concursos para o MPF e para a JF são dificílimos. Normalmente quem passa fez uma boa faculdade paga ou teve um bom cursinho para conseguir entrar numa boa faculdade pública. Isso é o começo. Depois vem os cursinhos para concurso, todos caríssimos. E uma, duas, três tentativas (em regra) até passar. Ou seja, quem é que sai na frente? Quem nunca trabalhou e nem precisou trabalhar, podendo se dedicar horas a fio ao estudo. Isso não tem nada de meritocracia, é a vantagem do berço. Então, quando chegam nos cargos, nunca fizeram outra coisa na vida, não tem a mínima experiência na vida, no trabalho, no que seja. Só tem a guiá-los a ideologia que beberam desde criança em suas casas abastadas. E ninguém foge à sua origem de classe, normalmente, pelo menos. Só podia dar nisso.o PT e os movimentos sociais são o inimigo desde sempre, nisso pelo menos são coerentes.

    ResponderExcluir