sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Ah, se o Brasil tivesse juízes...

O Judiciário é o poder que menos funciona no Brasil - é caro, lento, e promove uma Justiça que, aos olhos do cidadão comum, privilegia os ricos e pune os pobres.

Além disso, muitas de suas decisões são tão estapafúrdias que chegam a ser inexplicáveis, pelo menos à luz da lógica, o que induz as pessoas a crer que elas são fruto de, digamos, um incentivo, uma recompensa, um cafezinho, um por fora, por parte do réu, sendo o beneficiado, claro, o próprio julgador.

Por falar nisso, alguém conhece algum juiz, algum promotor, ou mesmo algum delegado de polícia, pobre, remediado, classe-média?

Entendo pouco de direito, mesmo assim ouso dizer que, para que se faça justiça, seja lá o caso em questão, o interesse coletivo deve prevalecer sobre o individual.

Não há lógica, por exemplo, em condenar à prisão quem rouba meio quilo de carne, ou uma roupa, ou seja réu primário de uma infração menor.

O custo social de uma prisão por esses crimes é maior que os benefícios que ela possa proporcionar à sociedade.

Mas vamos ao que interessa, que é essa crise política e econômica pela qual o país está passando.

Todos sabem que ela é fabricada, é fruto das ações dos perdedores da eleição presidencial de 2014, que não aceitaram, como em qualquer democracia que se preze, a derrota, e tentam, por todos os meios, chegar à presidência sem passar pelo crivo das urnas.

Um dos maiores instigadores e operadores desse processo é o atual presidente da Câmara dos Deputados, que, é notório, não passa de um escroque, com traços latentes de psicopatia, tal qual aqueles gangsteres do cinema americano.

Há outros fatores desestabilizantes à normalidade da vida brasileira, como essa operação Lava Jato, que, mostram os fatos, sob o pretexto de prender corruptos, se transformou num poder extra da República, agindo sob claros interesses partidários-ideológicos, poupando, em sua fúria, principalmente o PSDB, principal partido oposicionista, e investindo furiosamente contra o PT e aliados.

Pois bem, e vamos terminar por aqui, o fato é que, se houvesse juízes no Brasil, ele não estaria mais vivendo essa bagunça toda, e essa desgraça que quase o paralisa, não estaria mais acontecendo. 

Tanto as evidentes irregularidades da Lava Jato teriam sido já interrompidas, como esse ridículo processo de impeachment presidencial devidamente abortado.

O Brasil, se houvesse cá juízes, seria tratado como uma democracia moderna, forte e praticamente consolidada, e não como uma republiqueta de bananas, dessas que são usadas pela sua oligarquia como mero quintal para satisfação de seus desejos.

4 comentários:

  1. Você tem toda razão. Mas por ironia do destino, o golpe paraguaio parece que encontrou novamente um Barroso pela frente. Lembra da Batalha do Riachuelo?

    ResponderExcluir
  2. Coloborando com a crônica...ZAVASCKI DIZ QUE DECISÃO SOBRE CUNHA SERÁ A 'MAIS JUSTA POSSÍVEL' Relator do caso, ministro do STF Teori Zavascki disse que a corte tomará uma "decisão responsável" e "mais justa possível" em relação ao pedido de afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), do comando da Casa e do mandato de deputado, apresentado nesta semana pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot; caso só será analisado pelo plenário, porém, em fevereiro, após o recesso do Judiciário no 247
    Dai eu digo: Acho gozado isso...se fosse petista já estaria preso...me poupe Min Teori...O Sr soltou Esteves, Prendeu Delcídio...mas Cunha que é bom, Nada!

    ResponderExcluir