quarta-feira, 16 de maio de 2012

Globo mostra ao PT o seu cartão de visitas

Tião Macalé, em 63, no Guarani.
Com ele e com a Globo o importante
é mostrar de cara o cartão de visitas
No tempo em que o futebol não tinha essas frescuras de hoje, em todo time havia pelo menos um jogador cuja função era impedir o craque do adversário de jogar. Guardo, meio embotada, é verdade, a imagem de um Paulista e Corinthians lá no fim dos anos 60. A grande estrela do Corinthians era o garoto Rivellino, o maestro do meio-campo, dono de técnica rara e chute fortíssimo. Pois bem, mal o jogo havia começado, a bola foi passada para ele, que nem conseguiu dominá-la: um trem desgovernado o atingiu e o levantou do chão. O volante Tião Macalé, do Paulista, jogador rodado, experiente, que até chegou a jogar na seleção, havia lhe dado seu cartão de visitas. Rivellino, me lembro, não fez quase nada o restante do jogo.
Ontem foi a vez de a Rede Globo de Televisão dar o seu cartão de visita ao PT. Com uma franqueza que beirou o cinismo, avisou que não vai exibir a propaganda eleitoral gratuita do partido. A justificativa foi de que a Justiça Eleitoral determina que os partidos entreguem a documentação dos programas com uma antecedência de 15 dias, prazo não cumprido pelos petistas. Uma desculpa que, se tem o respaldo da lei, é moralmente discutível, pois as inserções publicitárias estarão sendo veiculadas a partir de hoje pelas emissoras concorrentes.
A propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV é de vital importância para o PT começar a dar visibilidade ao seu candidato à prefeitura paulistana, o ex-ministro da Educação Fernando Haddad, ainda desconhecido pela quase totalidade dos eleitores. O coordenador da campanha, Antonio Donato, disse que a veiculação era “uma questão de bom senso e de a Globo contribuir com a vida democrática do país. Existe um direito de expressar uma mensagem partidária que foi garantido pela Justiça Eleitoral e por uma formalidade está sendo negado por uma emissora”.
O episódio dá uma boa medida de como deve se comportar a emissora dos Marinhos nesta campanha eleitoral que se inicia. Mas claro que a Globo não estará sozinha em sua cruzada anti-PT. Todos os jornalões e a malfadada revista Veja também estarão unindo fileiras para impedir que o PT retorne à prefeitura de São Paulo. Nem que tenha de eleger em seu lugar o tucano José Serra para dar continuidade à calamidade administrativa chamada Gilberto Kassab, sua cria e fiel seguidor ideológico.
Todos juntos, um por todos, todos por um, com uma boa ajuda de uma instituição chamada Justiça Eleitoral, que tem fechado seus olhos para as sucessivas infrações cometidas pelos tucanos, cuja liderança principal no Estado, o governador Geraldo Alckmin, não vê nada demais em levar seu novo amigo Serra a todos os atos oficiais públicos a que comparece.
Desse jeito vai ser difícil o PT voltar à prefeitura. Vai ser difícil, mas não impossível.

Um comentário:

  1. Não podemos deixar de levar em conta também a santa burrice dos marketeiros do PT, que mesmo sabendo que a Globo fará de tudo pra prejudicar, ainda dá mole...

    ResponderExcluir