terça-feira, 12 de abril de 2016

Nossa única esperança

Nem todos os políticos são corruptos, assim como nem todos os jornalistas são covardes ou todos os médicos são comerciantes.

O mundo é colorido, não preto e branco.

Há os heróis de ocasião e os traidores fortuitos.

Há quem tenha caráter; há os pulhas, os patifes e os canalhas.

O homem é isso: multifacetado.

E por ser tal qual um mosaico, o mundo se tornou um habitat inóspito, onde a força prepondera sobre a gentileza e a estupidez suplanta a razão.

O Brasil não foge desse cenário, assim como seus homens públicos, suas autoridades ou seus profissionais das mais variadas áreas.

Ou como o seu Congresso, queiram ou não, um microcosmo de nossa sociedade, formado por uma maioria de picaretas, achacadores, criminosos dos mais variados tipos.

E por uma minoria de políticos sérios.

Foi preciso a iminência de um golpe de Estado, com suas inevitáveis consequências trágicas, para que as mentiras sobre o homem brasileiro fossem escancaradas.

Sim, somos racistas.

Sim, somos violentos.

Sim, somos ignorantes.

Sim, somos corruptos.

Formamos uma sociedade doente, moral, ética e mentalmente.

Temos pendores animalescos, somos saudosos dos tempos da escravidão.

Mas temos salvação.

Existem, em meio a esse ambiente de barbárie, cotidianamente estimulado e venerado pelos meios de comunicação, pessoas que brilham, que são especiais, únicas, prenhes de valores que exaltam a vida, a alegria, a inteligência - a civilização.

Elas são a única esperança de que um dia, algum dia num futuro improvável, nos livremos da praga da injustiça, da doença da miséria, da síndrome da baixa estima e do verme da hipocrisia que apodrecem o nosso solo, o nosso ar, a nossa água e o nosso alimento cotidiano. (Carlos Motta)

4 comentários:

  1. A decadência é uma tristeza.
    -Candidatos em decadência(exceto Lula).
    -Vice em decadência.
    -Midia em decadência.
    - Cantor em decadência.
    E aquele cara que anda pra lá e pra cá, com um pato debaixo do braço, francamente. Melhor internar.

    ResponderExcluir
  2. O Pagé Boca de Traira, tenta insuflar a tribo pra pegar o biju por baixo do pano. Só que nossa Cacique Touro Sentada já disse que dali não sai nem que a vaca tussa. Se bobear jogam o Pagé e seu gato angorá, dentro do rio. Miauuuuu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, acrescento: Há ladravazes de todos os matizes, hipócritas que são presos no dia seguinte em se lhe exaltam as virtudes, mas tem um sujeito que é a coisa mais pusilâmine que existe, o sr moreira franco. (assim com minúsculas). É intragável.

      Excluir
  3. Covardes e catões estão em todos lugares, nem precisa sair do lugar. Né OAB nacional?

    ResponderExcluir