domingo, 26 de outubro de 2014

Retalhos de uma eleição desigual

A mídia e a lavagem cerebral 
O que a mídia vem fazendo no Brasil há mais de 10 anos é lavagem cerebral. O objetivo: demonizar o PT e seus dirigentes. Exatamente como na Alemanha nazista faziam com os judeus. 
É a aplicação da máxima do infame Joseph Goebbels: "Uma mentira repetida mil vezes torna-se uma verdade." 
Além da mídia nazista, contribuem para essa lavagem cerebral esses estelionatários, picaretas e bandidos que se dizem "pastores" ou "bispos" de seitas religiosas variadas, que só fazem roubar os pobres de espírito e inculcar neles ódio, preconceito e mais ignorância.


Altíssimo risco 
A mídia fez uma jogada de altíssimo risco ao promover esse golpe eleitoral, Se Dilma vencer, não tenho dúvidas que a retaliação será violentíssima. 
Haverá, certamente, corte de toda publicidade oficial a essas empresas, entre outras medidas. Abril, Folha, Estadão, Globo, Band, Record etc etc ficarão sem as polpudas verbas do governo federal. 
Só a Globo recebeu no ano passado quase R$ 1 bi de publicidade. E, como se sabe, Abril e Estadão passam por sérias dificuldades financeiras, assim como outras empresas. 
A articulação do golpe não é só uma questão ideológica: é questão de sobrevivência, já que, sob o governo Aécio as famílias que controlam com mão de ferro a comunicação no Brasil salvarão as suas empresas e ficarão ainda mais ricas. 
E a democracia brasileira, cada vez mais vilipendiada... 

A carreata vermelha e o sinal da cruz 
Duas horas de carreata em Serra Negra, por locais nunca dantes navegados. Manifestações de apoio em bairros longínquos do centro, manifestações de hostilidade de motoristas de carrões, bebuns, um motoboy, um lixeiro (outro, talvez mais consciente do que é a mais valia e a luta de classes ergueu o polegar), uma moça de branco em frente a uma clínica veterinária, que até fez o sinal da cruz à passagem dos carros. Na rua do comércio, cheia de turistas, uma senhora idosa quase tem um ataque apoplético ao ver os vermelhos passando... 
 Mas foi melhor do que imaginava. 
Serra Negra e as outras cidades do Circuito das Águas Paulista são ultraconservadoras, redutos de coronéis como os Chedid - um deles, o deputado Edmir é o "chefe" do octogenário prefeito Bimbo (DEM). O criminoso governador Alckmin teve 70% dos votos na região, que ajudou a eleger para a Assembleia e Câmara a fina flor do reacionarismo. Aécio também teve votação estrondosa. 
O prefeito é um caso à parte: os carros, na concentração, prontos para sair, e eis que ele passa, dirigindo um veículo oficial da prefeitura, para dar uma olhada nos "inimigos". Para mais à frente, sai do carro e quando a carreata passa, dá um alô para ela. 
Se Dilma tiver neste domingo mais de 4 mil votos na cidade, será uma vitória estrondosa para ela, essa é a realidade. 
E, se tudo der certo, lá pelas 8 horas da noite estaremos comemorando a vitória das forças populares contra as trevas lá na casa do Beraldo do Correio. Guardei duas bandeiras para a festa. 

Quero viver na Noruega tropical 
Aos amigos aecistas, que são, antes de tudo, antipetistas: não entendo a lógica, se é que ela existe, de vocês, de votar num desqualificado apenas para tirar o PT do poder.
Também não entendo o ódio que vocês têm do PT: a vida de vocês, todos bem de vida, melhorou nesses últimos anos, assim como a vida de dezenas de milhões de brasileiros. 
Resta então, como justificativa para esse ódio algum problema pessoal, alguma coisa mal resolvida no íntimo de vocês, algum preconceito de classe tão forte que vocês não podem superá-lo, alguma desilusão que tiveram com o PT no passado, sei lá... 
Seja como for, desejo a todos que sejam felizes vivendo no país de seus sonhos. 
O meu é um país democrático, no qual a desigualdade social não seja abjeta como hoje, um país onde todos tenham realmente oportunidades de comer, estudar, trabalhar com dignidade, passar bons momentos de lazer, melhorar de vida... 
Um país, sei lá, como aquelas nações nórdicas que todo mundo inveja - sem o frio delas, é claro. 

Retaliação 
O governo Dilma, se reeleito, deveria cortar TODA verba de publicidade oficial, incluindo a das estatais, para esses jornais, revistas, emissoras de rádio e TV e portais de internet que se dedicam, 24 horas por dia, 7 dias por semana, a espalhar notícias falsas e caluniosas e a fabricar escândalos sobre o governo federal, com o único objetivo de defenestrar os trabalhistas do Palácio do Planalto. 
Dilma deveria usar as redes nacionais para informar a população sobre medidas relevantes, como permite a Constituição, e fortalecer quem faz jornalismo de verdade, e não propaganda partidária. 
Deveria ainda cuidar melhor da EBC, dar mais recursos para a TV Brasil, e esquecer essa mídia oligopolizada. 
Esquecer, não: ficar bem de olho nela, nas suas falcatruas fiscais e trabalhistas, apertar a fiscalização, não deixar passar uma só irregularidade, seja de que tipo for, nessas empresas. 
E tratar da criação de um marco regulatório para as comunicações, a nossa tão falada lei de meios, para acabar com essa pouca vergonha que é meia dúzia de famílias decidir sobre o que o povo brasileiro deve ser informado.

Um comentário:

  1. Como essa bichona da foto, os fascistas brasileiros, são psicopatas que se acham donos de tudo que existe no mundo. Pode crer, só internando!

    ResponderExcluir