quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Jovens paulistanos rejeitam partidos políticos, sindicatos e a PM

Segundo a pesquisa,49,82% dos jovens
paulistanos não confiam na PM
(Foto: Oswaldo Corneti/Fotos Públicas)
Anos e anos de demonização por parte dos meios de comunicação conseguiram incutir no brasileiro em geral e principalmente nos jovens a falsa ideia de que nenhum político presta, que os partidos são desnecessários e que a própria atividade política, essencial nos modernos regimes democráticos, é algo para ser evitado.
Amanhã, quinta-feira, 25 de setembro, a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) vai apresentar os resultados da pesquisa O Jpvem e a Política na Cidade de São Paulo: Confiança e Participação nas Instituições, cujos resultados já eram previsíveis: uma grande descrença em organismos essenciais para o funcionamento adequado de nossa sociedade. 

O estudo foi feito pelo Núcleo de Pesquisa em Ciências Sociais da FESPSP, entre os dias 19 e 28 de agosto, em pontos de fluxo da capital paulista. Foram entrevistados 1.130 jovens com idade entre 15 e 29 anos, que dizem morar na cidade de São Paulo. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95% e o erro amostral é de 3 pontos percentuais para cima e para baixo.
O levantamento apontou que, apesar de 41% dos jovens terem participado de alguma manifestação em São Paulo, o grau de confiança em instituições, como partidos, sindicatos, associações e a militância em movimentos políticos não ultrapassa 9%.
Os partidos e os políticos são os que mais provocam desconfiança da juventude, com 60,8% e 57,79%, respectivamente, de resposta Não Confio. Apesar disso, o percentual de entrevistados que Confiam Totalmente, Confiam e Confiam Parcialmente nas eleições totalizarem 66,11%. Algo semelhante ocorre em relação aos sindicatos onde 30,35% dos jovens afirmam não confiar. Já em relação aos movimentos sociais, apenas 10,35% dos jovens dizem não confiar.
Em relação às mídias, a desconfiança é maior em relação aos telejornais com 26,58% de respostas Não Confio contra 15,58% para a mesma resposta quando a mídia é o jornal impresso.
A confiança nos brasileiros e, em particular, nos paulistanos também foi pesquisada. A desconfiança atinge 20,00% e 17,43%, respectivamente. Já quando se fala nas instituições que devem preservar a segurança, como a Polícia Militar, a desconfiança é tão grande quanto em relação aos partidos e políticos, chegando à marca de 49,82%. Já quanto aos bombeiros, que em São Paulo, fazem parte da PM, apenas 2,92% dos jovens afirmam Não Confiar.
Para o Coordenador da pesquisa, Rodrigo Estramanho de Almeida, docente da FESPSP, os números em geral não o surpreenderam tanto, mas ajudam a dimensionar e a entender um pouco mais o que esses jovens esperam das instituições e o que fazer para aumentar a participação deles na vida política das cidades.

3 comentários:

  1. A desinformação, sempre foi a melhor arma dos entreguistas, para manter seus previlegios. Sua mais nova ferramenta, são os trolls, figuras xexelentas, pagas para desinformar na internet. Nesse quesito, parecem ser bastante eficientes , como demonstrado pelo seu excelente artigo. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. por isso(esse desinteressse misturado com burrice)que São Paulo está sem água e violenta!e pior,esse mesmo jovem despolitizado Paulista,vai votar em Marina Silva. pois é"a anti politca". coitados!

    ResponderExcluir
  3. Campanhas seguidas anti-PM e anti-políticos criam percepções induzidas dessas realidades. O cara confia mais na mídia que em sindicatos? Caraca ...
    Ok, a PM tem problemas, mas na hora do pega pra capar (briga de torcidas e quebra-quebra, por exemplo, ou assalto) vai chamar quem? O Chapolim Colorado? O Movimento Social? Os mano responsa? O bispo?

    ResponderExcluir