terça-feira, 15 de abril de 2014

Achincalhar a Petrobras, uma temeridade

Essa campanha que a oposição, em conluio com a midiazona, está fazendo contra a Petrobras pode ser explicada de várias formas.
A leitura mais fácil é de que se trata, tão somente, de luta eleitoral.
Aécio, Dudu Beleza e assemelhados pretendem, com todo o bombardeio, desgastar a imagem do governo federal - e, principalmente, da presidente Dilma, candidata à reeleição.
Até aí, nada de demais.
Todos sabem que a oposição é incapaz de apresentar o mais tênue indício de uma proposta que possa melhorar as condições do povo brasileiro, "ir além", como gostam de falar, do que vem fazendo o governo trabalhista.
Ou alguém acha realmente que "medidas impopulares" como as que Aécio e seus gurus sugerem - arrochar salários é a mais óbvia - serão capazes de "fazer mais" pelo Brasil?
Ah, tenha dó...
A outra explicação dessa campanha anti-Petrobras é que ela pretende, além de desgastar a candidata Dilma, arranhar o que for possível da imagem da empresa, desvalorizá-la o máximo que der, para então, quando e se, a oposição tomar o poder, privatizá-la, "na bacia das almas", como se diz popularmente.
Esse pessoal que prega "medidas impopulares", vamos lembrar, é o mesmo que entregou as maiores estatais do país, ou seja, grande parte do patrimônio nacional, ao capital internacional a preço de banana, num processo que ficou conhecido como "Privataria"...
Seja lá os motivos que tenha, o fato é que ao investir contra uma empresa da importância da Petrobras, os nossos prezados oposicionistas têm muito mais a perder do que a ganhar - pelo menos a médio prazo.
O mesmo pode-se dizer da midiazona, que embarcou de cabeça nessa fantástica aventura, co-pilotando a nau dos insensatos rumo ao abismo.
Até o momento a Petrobras foi achincalhada sem praticamente ter esboçado nenhuma reação.
Recebe insultos diários, é a Geni do momento.
Da mesma forma, a presidente Dilma se mantém calada.
Seria lógico, então, supor, que a estratégia dos Aécios, Dudus e assemelhados funciona com a precisão de um relógio suíço?
A reação do bloco governista à criação da tal CPI da Petrobras, forçando a sua extensão a denúncias de corrupção em seara tucana, mostra que nem sempre as coisas são como aparentam ser - especialmente no campo da política.
Os Aécios e Dudus deveriam se lembrar, pelo menos por um momento, que estão mexendo com uma empresa cujo faturamento é maior que dezenas de países e que, no imaginário popular, se confunde com a própria história do Brasil moderno.
Não é uma porcaria qualquer como essas com as quais eles estão acostumados a lidar.
Fora isso, a presidente Dilma pode ter um monte de defeitos, mas tudo indica que a covardia não está incluída entre eles.
Sei não, mas acho que essa turma anti-Petrobras se meteu numa fria.
Ou melhor, numa gelada.

6 comentários:

  1. Mto boa sua cronica Motta! Eh isso aí, ao invez de apresentar 1 proposta decente para entrar na disputa eleitoral, a oposição só pensa em esculhambar c o país! O que o psdb recebe com os pedágios no estado de S.P. daria p construir 1 estádio por mês...Pq não constroem escolas,
    hospitais, casas populares, já q estão há tanto tempo no poder??
    Abcs
    Sônia Raquel

    ResponderExcluir
  2. Essa oposicao, por tudo que ja fez de mal nesse Pais, nao demora vai queimar no inferno. Que o diabo receba essa gente abjeta com tudo que tem direito!

    ResponderExcluir
  3. E será que ele vai aceitar esse pessoal lá? É uma temeridade. Claro que não vai aceitar concorrente!

    ResponderExcluir
  4. É, parece que a direita golpista também comprou a polícia, o ministério público, a PGR, a CGU, enfim, eles compraram todo mundo, é tudo uma conspiração direitista fascista contra os únicos bonzinhos da história, o PT e seus aliados. Legal....

    ResponderExcluir
  5. Sera que alguem duvida?

    ResponderExcluir
  6. Quem tem esquerdistas como Lula, Sarney, Renan, Delúbio, Dirceu no pode e com gente indicada por eles para o comando de estatais e ver o que se está fazendo com elas não precisa da direita privatizante. Precisamos sim que as nossas empresa voltem a ser públicas e não de pessoas ou partidos políticos.

    ResponderExcluir