sexta-feira, 31 de maio de 2013

Vice dos EUA critica complexo de vira-latas do brasileiro

Biden e Dilma: Brasil já é uma nação desenvolvida
(Foto: Wilson Dias/ABr)
O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deu hoje (31) uma lição para a turma do contra, esse pessoal que acha que o Brasil é uma porcaria sem futuro, e portanto critica tudo o que o governo faz para melhorar a vida do povo: segundo ele, os brasileiros não devem subestimar a importância do país e o desenvolvimento alcançado.

Biden disse que o Brasil superou a fase dos “países em desenvolvimento” e já alcançou o nível das nações desenvolvidas. “Os brasileiros subestimam a profundidade do seu êxito no mundo”, ressaltou Biden, que falou à imprensa ao lado do vice-presidente Michel Temer, depois de reunião com a presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto. “O Brasil mostrou que não é preciso escolher entre a democracia e o desenvolvimento sustentável”, afirmou.
Biden elogiou a política de combate à violência contra as mulheres no país. Segundo ele, a legislação atual e as medidas adotadas demonstram a evolução dos brasileiros. “O Brasil tirou das sombras a violência contra a mulher”, disse.
O vice-presidente dos EUA defendeu  a intensificação das parcerias comerciais entre americanos e brasileiros. “Não há razão para que a maior economia do mundo [EUA] e a sétima mundial [Brasil] não possam multiplicar por cinco vezes o comércio bilateral”, disse. “Ambos reconhecemos que há lacunas e discutimos uma agenda ambiciosa sobre a qual devemos nos concentrar.”
Segundo ele, há interesse nas áreas de energia, segurança, educação, ciência e tecnologia.
“Temos muito a aprender com vocês”, disse Biden. “Também discutimos o fato de que vocês podem aprender conosco.”
De 2008 a 2012, o intercâmbio comercial entre os dois países cresceu 11,3%, passando de US$ 53,1 bilhões para US$ 59,1 bilhões. Em 2011, a corrente de comércio alcançou recorde em decorrência do aumento das importações brasileiras (25,6%). Em 2012, os Estados Unidos foram o segundo parceiro do Brasil no mundo, com participação de 12,7% no total do comércio exterior brasileiro. Os números desmontam a tese de oposicionistas de que a diplomacia brasileira, nos últimos dez anos, abandonou as relações com os países do hemisfério norte.
Biden confirmou que a presidenta Dilma Rousseff deve fazer a primeira visita de Estado aos EUA em 23 de outubro. Segundo ele, visitas de Estado são muito raras nos EUA. De acordo com Biden, a viagem de Dilma é uma demonstração da relevância das relações entre os dois países.
Biden elogiou a presidenta: “Ela é uma líder que olha com o foco de raio laser para as questões que são mais importantes para o povo brasileiro.”
Lembrou ainda a admiração do presidente americano, Barack Obama, em relação a Dilma. “Agora compreendo porque o presidente Obama acha que a presidenta Dilma é uma parceira tão boa. Raramente se faz uma visita de Estado aos Estados Unidos.” (Com informações da Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário