quarta-feira, 29 de maio de 2013

China perto de ultrapassar os EUA


A China deve ultrapassar os Estados Unidos e passar a ser a maior economia do mundo nos próximos anos. A Índia, atualmente a terceira economia mundial, deve ser ultrapassada pelo Japão. A avaliação é do estudo Economic Outlook, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado hoje (29) em Paris. A OCDE é uma espécie de clube dos países mais ricos do mundo. O Brasil não integra o grupo ainda: foi convidado a fazer parte inúmeras vezes.

De acordo com o estudo, no início dos anos 2030, o Produto Interno Bruto (PIB) combinado do Brasil, da Rússia, Índia, Indonésia, China e África do Sul, que formam o grupo chamado de Brics, deverá igualar o PIB conjunto das atuais economias que compõem a organização. Atualmente, o PIB dos Brics corresponde à metade do produto dos países da OCDE.
A organização estima que até 2060 o PIB per capita deverá aumentar mais de oito vezes na Índia e cerca de seis vezes na Indonésia e na China. Porém, o PIB per capita, tendo em conta a paridade do poder de compra, do Brasil, da Índia e Indonésia deverá ser equivalente a apenas 30% a 40% do produto dos Estados Unidos em 2060.
Ainda segundo o estudo, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, além de outros países emergentes, deverão crescer, em média, 4,3% até dezembro, com previsão de elevação para 5,3% em 2014.
A China lidera a lista dos países emergentes no que se refere ao crescimento econômico, registrando 7,8% neste ano e com possibilidade de chegar a 8,4% em 2014. Depois vem a Índia, com crescimento de 5,7%, em 2013, e 6,6% no próximo ano. O Brasil deve registrar crescimento de 2,9% em 2013, e 3,5% em 2014. A Rússia deve registrar crescimento de 2,3% ao longo do ano e 3,6% para 2014. A África do Sul deverá ter um crescimento econômico de 2,8%, até dezembro, e 4,3% no próximo ano. (Informações da Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário