domingo, 1 de abril de 2012

Um grande sambista, um artista maior


Ederaldo Gentil morreu aos 68 anos. A notícia de sua morte mereceu algumas poucas linhas na imprensa. Chamaram-no de "sambista baiano". De fato, ele era baiano e compunha sambas - compôs muitos sambas, muitos e lindos sambas, muitos e maravilhosos sambas, de todos os tipos, mas principalmente extraordinários sambas em tom menor, com letras espantosamente poéticas e criativas.
Ederaldo estava afastado havia muitos anos da vida social e artística. Dizem que sofria de  uma depressão profunda. Vivia na casa de sua irmã, num bairro da periferia de Salvador.
Estranho como, às vezes, a vida pode ser tão cruel com os gênios.
Sua biografia diz que trabalhou com um seleto grupo de compositores baianos, a nata do samba da terra onde o samba nasceu: Batatinha, Riachão, Edil Pacheco, Nelson Rufino - só bambas.
Ederaldo, porém, se destacou entre todos.
Quem escreve versos como os de "O Ouro e a Madeira" (Não queria ser o mar/ Me bastava a fonte/ Muito menos ser a rosa/ Simplesmente o espinho/ Não queria ser caminho/ Porém o atalho/ Muito menos ser a chuva/ Apenas o orvalho/ Não queria ser o dia/ Só a alvorada/ Muito menos ser o campo/ Me bastava o grão/ Não queria ser a vida/ Porém o momento/ Muito menos ser concerto/ Apenas a canção/ O Ouro afunda no mar/ Madeira fica por cima/ Ostra nasce do lodo/ Gerando pérolas finas) ou como os da menos conhecida "De Menor" (Sou o menor dos pequeninos/ O mais pobre dos plebeus/ O alheio inquilino/ O mais baixo pigmeu/ O comum do singular/ O último dos derradeiros/ Viandante e peregrino/ O mais manso dos cordeiros/ Eu sou maior/ Em lampejos de brandura/ De angélica candura/ Dos mistérios do amor/ Sou bem maior/ Que os pinheirais da humildade/ Pelos campos da bondade/ Eu sou a felicidade) tem de ser lembrado por todo o sempre pelo que foi: não apenas um sambista dos bons, mas um grande artista, acima de rótulos que só servem para diminuir o talento.
Ederaldo foi o mais puro ouro e a mais dura madeira desta riquíssima música que brota incessante do povo deste grande e lindo país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário