domingo, 8 de janeiro de 2012

Antídoto contra o lixo cultural


O grupo Sururu na Roda, criado há 11 anos, está lançando seu quarto CD, "Se Você me Ouvisse", uma homenagem ao centenário de Nelson Cavaquinho, um dos mais importantes compositores da música popular brasileira, autor de obra originalíssima.
Fora o fato de o disco ser excelente, ele se destaca por ter sido o primeiro que o Movere, site  de captação de recursos para projetos das mais diversas áreas, colocou em pé.
A coisa funciona assim: os projetos são destacados no site, têm um prazo para se tornarem viáveis, cada pessoa interessada contribui com o que pode e, se o projeto conseguir atingir a meta, recebe uma compensação pelo que deu - um exemplar da obra, um almoço com os artistas, por exemplo. Se ele não alcançar a meta, o dinheiro das contribuições é devolvido.
Quanto ao CD do Sururu na Roda, formado por Nilze Carvalho, Fabiano Salek, Silvio Carvalho e Juliana Zanardi, ele tem 20 músicas do mestre Nelson Cavaquinho, entre as mais conhecidas, como "A Flor e o Espinho", "Degraus da Vida", "Quando eu me Chamar Saudade", "Luz Negra", "Rugas", "Juízo Final", como outras menos gravadas, como "História de um Valente" ou "Caminhando". E também o lado, vamos dizer, mais alegre da sua obra, com "Dona Carola".
Vocais impecáveis, arranjos simples, mas eficientes e instrumentos no tom certo fazem a moldura adequada para composições que beiram a genialidade.
Sem alarde, comendo pelas beiradas, grupos como o Sururu na Roda vão levando adiante a bandeira da música  brasileira, especialmente do samba, o gênero popular mais marcante e difundido entre tantos outros que se espalham e refletem a grande diversidade cultural do país.
"Se Você me Ouvisse" é o antídoto certo contra as milhares de toneladas de lixo que a indústria de entretenimento despeja diariamente sobre nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário