segunda-feira, 28 de novembro de 2011

O exemplo do PCdoB


Até que enfim alguém resolveu fazer alguma coisa contra a imprensa marrom que joga a ética no lixo e estraçalha reputações nessa guerra que empreende contra o governo petista. O site do PCdoB informa que vai entrar na Justiça do Distrito Federal, com ações penal e indenizatórias contra as editoras Abril e Globo, devido a publicações ofensivas nas revistas "Veja" e "Época". A primeira por ter deflagrado "uma campanha ofensiva orquestrada pela grande mídia contra um membro do partido e o própria legenda", diz a notícia. Já a segunda "pela gratuidade do ataque e por ser de tão baixo calão".
“Já tínhamos, no decorrer desse enfrentamento, o compromisso de que nós iríamos lutar em todas as frentes, inclusive a judicial, sobretudo procurando construir ações contra dois órgãos de imprensa que nos atacaram de forma mais agressiva”, diz o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, na nota.
Contra a "Veja" serão duas ações. Uma de reparação de danos, que pedirá 3 mil salários mínimos, contra três edições - de 19 de outubro, 26 de outubro e 2 de novembro. Na primeira matéria, do dia 19,  intitulada “O ministro recebia dinheiro na garagem”, a revista faz acusações baseadas em uma entrevista com o policial militar João Dias Ferreira, que acusa, sem provas, o partido por desvio de verbas, destacando que o então ministro do Esporte, Orlando Silva, receberia dinheiro em uma garagem.
Na matéria da edição de 26 de outubro, "A coisa fugiu do controle", o semanário afirma que o ministério se tornou “numa fábrica de moedas para os cofres de entidades ligadas aos comunistas”, novamente sem provas. Em “Escândalo latente”, matéria publicada na edição de novembro, a revista destaca que a saída de Orlando Silva do ministério fez  parte de uma "faxina" da presidente Dilma Rousseff, afirmação que ofendeu o partido.
Os autores das matérias, Rodrigo Rangel e Daniel Pereira, e o redator-chefe da revista, Mário Sabino - que se demitiu do cargo na semana passada -, serão processados criminalmente. A ação penal contra eles será por crime contra a honra - calúnia, difamação e injúria. “Nesse caso, houve os três, injúria, calúnia e difamação. Houve ataques e tentativas de desqualificar o partido e um membro do partido, atentando contra a dignidade. E além deles terem publicado na edição impressa, mantêm disponível em suas páginas na internet”, diz, na nota do PCdoB, o advogado Paulio Machado, responsável pelas ações.
 O advogado acrescentou que, com relação às indenizações por danos morais, o que mais importa é a condenação e não os valores obtidos. “O que pesa na ação é o julgamento, uma vez que no país não há jurisprudência para condenações de grandes valores”, observa.
No caso da "Época", da Editora Globo, a ação será por danos morais pela matéria "Comunismo de resultados", e capa com a chamada “PC do Bolso”, para o partido "uma insinuação de que a legenda estaria retirando recursos da pasta do Esporte e a Agência Nacional de Petróleo (ANP)". A ação pede 2 mil salários mínimos.
Mesmo com o Judiciário sendo a essa maravilha que é, a honra de muita gente de bem estaria preservada se todos os que sofreram os ataques ignominiosos da imprensa tivessem tomado a atitude que o PCBdoB tomou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário