terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Imbecis virtuais


As reações de ódio explícito registradas em mensagens no Twitter no dia da posse de Dilma Rousseff, com pedidos para que algum "atirador de elite" matasse a nova presidente, serão investigadas a pedido da Procuradoria-Geral da República. É o mínimo que se espera, diante de tamanho descalabro. Já passou da hora de os inconformados entenderem que o jogo democrático é assim: às vezes se ganha, às vezes se perde, e isso é chamado de alternância do poder.
Há quem diga que essas reações de fúria são apenas arroubos de uma juventude que descobriu na internet uma nova maneira de extravasar o seu inconformismo, a sua rebeldia - ou sei lá o que mais.
Bobagem. Quem torna público o desejo de matar alguém - e neste caso o alguém é simplesmente a presidente da República - no mínimo está incitando outros a fazerem o mesmo, numa corrente que pode terminar numa fatalidade. E incitar o ódio, o preconceito, é crime, nada mais, nada menos que isso, e como tal deve ser tratado.
Fico imaginando se, em vez de Dilma, o alvo desses imbecis fosse, por exemplo, o seu adversário no segundo turno das eleições. Quanta tinta se gastaria em editoriais e artigos, quantas vozes se levantariam para condenar os extremistas de esquerda, terroristas com o único propósito de solapar a democracia...
A questão toda, bem sei, é complexa. Passa pelo desmantelamento da educação - pública e privada - nesses anos todos, pela formação familiar, pelo fortalecimento de uma sociedade de consumo centrada no culto ao capital etc etc.
Mas esse bando de idiotas bem que merecia ser enquadrado pelas devidas "otoridades" policiais. Nem que fosse apenas para que percebessem, com todas as devidas consequências, que o mundo vai além do bate-papo furado dos tuíteres da vida.

Um comentário:

  1. Passa muito mais pela FORMAÇÃO FAMILIAR do que pelo "desmantelamento da educação" escolar! E digo isso por experiência própria! Dicilmente, os professores conseguem transformar o caráter formado em casa! Tanto que um dos tuiteiros "imbecis" disse que a MÃE estava com ele assistindo à posse de Dilma e também desejou que um atirador lhe estourasse a cabeça.

    ResponderExcluir