quarta-feira, 5 de maio de 2010

Propaganda mentirosa

Uma nova propaganda do governo de São Paulo para o rádio diz que a educação no Estado melhorou. Entre outras provas da melhora, cita que, agora, os professores são mais valorizados porque ganham mais de acordo com os resultados que obtêm com seus alunos.
Não tenho números sobre a quantas anda a educação paulista. Lembro apenas de alguns resultados decepcionantes que as escolas públicas tiveram nos últimos exames de avaliação. E também da greve de professores, este ano, por melhores salários e condições de trabalho mais dignas. A greve foi tratada como um movimento de marginais pelas autoridades paulistas - os policiais militares chegaram mesmo a espancar vários professores, sem sequer considerar que entre eles poderia estar o responsável pela educação de seus filhos.
Mas é sobre essa história de premiar quem dá mais resultado que eu quero falar. Na teoria, parece até que isso funciona, mas é só na teoria. Porque, na prática, como um modelo desse pode dar certo, se é fato público e notório que as escolas estaduais vivem na penúria, sem condições mínimas de atender nem os alunos, nem os professores? Assim, como exigir que um sujeito que ganha uma miséria e trabalha num lugar sem as mínimas condições tenha um desempenho profissional exemplar?
É um contrassenso brutal, que só uma peça publicitária cínica e mentirosa, como essa que está no rádio, pode disfarçar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário