sábado, 7 de novembro de 2009

Mistura de Vargas e JK

Maria da Conceição Tavares, 80 anos, 55 de Brasil, mestra de um sem número de economistas famosos ou nem tanto, ex-deputada federal pelo PT do Rio, personalidade exuberante, sempre atenta ao mundo que não para de girar.
Sua última entrevista foi à repórter Vera Durão, do "Valor". O trecho abaixo é um diagnóstico sucinto do governo Lula e serve ainda como resposta aos últimos ataques de uma oposição sem rumo, desesperada, agônica:

Valor: Obama disse que o cara é o Lula...
Conceição: É. O Lula, um gênio político, mistura de Vargas e JK, uma liderança do povo brasileiro que tem uma sorte danada, ademais de ser muito competente. Tem que ter competência e sorte. As coisas têm que estar a favor.
Valor: Como é sua avaliação do governo Lula?
Conceição: Muito boa. Esta é a minha avaliação e de 70% da população. Na verdade, só a classe média dita ilustrada e a grande imprensa são contra. Contra também não sei o quê. Caiu a inflação. Portanto, mantiveram a política econômica dura que diziam que não iam manter, mas mantiveram. Contra meu ponto de vista. Perdi a parada, mas fico contente que tenha perdido, porque naquela altura ia ser complicado. Como estava tudo fora do lugar, era muito ousado fazer uma política alternativa no início do primeiro mandato. Do ponto de vista da política macro, eles começaram a fazer coisas no segundo mandato. Mas não creio que vão terminar. Fizeram o correto na infraestrutura, contemplando obras nas regiões Norte e Nordeste, como a ferrovia Transnordestina, a Norte-Sul, a transposição do rio São Francisco e portos. O PAC é uma seleção de projetos muito pesada e muito boa, de que não convém desviar. Também acertaram na política social, com o Bolsa Família. O governo Lula está tocando três coisas importantes: crescimento, distribuição de renda e incorporação social. E ainda por cima fez uma política externa independente. Por que acha que ganhamos a Olimpíada? [a escolha do Rio de Janeiro para sede dos jogos, em 2016]. Porque passamos a ter prestígio de fato lá fora.

É isso. Sem mais nada a acrescentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário