terça-feira, 11 de agosto de 2009

O craque das jogadas

O técnico de futebol Wanderley Luxemburgo, atualmente dirigindo o Santos, pretende, segundo noticiaram vários jornais, se candidatar ao Senado em 2010 pelo Tocantins. O Estadão relatou que Luxemburgo já foi este ano sete vezes para lá, sempre em seu avião particular, e nas visitas que fez às principais cidades da região cumpriu uma agenda de candidato, com direito a discurso e tudo.
"Wanderley tem vindo muito aqui. Há um movimento popular para que ele seja candidato. Tocantins não tem um líder com projeção nacional. Esse papel o Luxemburgo pode desempenhar", disse o secretário de Juventude e Esporte de Palmas, Kairo Bernardo.
Segundo os políticos locais, Luxemburgo poderia se candidatar ou pelo PSB, que já lhe ofereceu legenda, ou pelo PT. Afinal, o técnico já confidenciou a amigos que é de "esquerda" e que foi prejudicado na sua passagem pela seleção brasileira justamente por causa disso. Seja como for, um dos filhos do presidente Lula integra o seu estafe.
Existem vários exemplos de ex-jogadores de futebol que se aventuraram na política, como Antonio José da Silva Filho, que a torcida corintiana conhecia por Biro Biro; Ademir da Guia, apelidado pelos palmeirenses de "O Divino", que entrou na Câmara Municipal paulistana pela esquerda e saiu pela direita; o goleiro atleticano João Leite; o craque Reinaldo, também atleticano; e o artilheiro vascaíno Roberto Dinamite, só para ficar entre os mais conhecido.
O caso de Luxemburgo, porém, é sui generis. Isso porque os outros boleiros começaram por baixo, geralmente concorrendo a uma vaga de vereador em suas cidades. Luxemburgo, que de bobo não tem nada, quer começar por cima.
Como é uma figura polêmica, acusado por muitos de misturar negócios com treinos táticos, Luxemburgo já tem opositores a essa sua pretensão de mudar de carreira. Bobagem: se há alguém que entende de jogadas é Luxemburgo. O Senado, por tudo o que ocorre atualmente por lá, não tem segredos para ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário