domingo, 4 de novembro de 2007

Guerra fria tropical

A nova distração da grande imprensa é alertar o povo brasileiro contra a ameaça externa representada pela Venezuela de Hugo Chávez.
Dando eco a George W. Bush e seus porta-vozes, os jornalões nos avisam que Chávez está fomentando uma corrida armamentista na América do Sul depois de ter ido às compras na Rússia - aeronaves Sukhoi, fuzis, helicópteros e até submarinos.
O Brasil, assim, está seriamente ameaçado - assim como todos os outros sul-americanos.
Em perspectiva reduzida, é como se os anos 50 estivessem de volta - o mundo dividido entre nós, os democratas, e eles, os comunistas tirânicos sedentes de sangue.
Uma análise mais fria da situação talvez mostrasse que, de fato, as forças armadas do Brasil e das outras nações sul-americanas é que estão sucateadas, até mesmo pela dependência secular desses países com os Estados Unidos, que sempre foram muito bons em repassar aos governos amigos peças de ferro-velho de todos os tipos.
Chávez, ao exercer uma política externa independente, simplesmente tem procurado outros parceiros neste vasto mundo. A Rússia, queiram ou não, ainda é uma potência militar, com uma indústria desenvolvida e produtos com tecnologia de ponta.
O que dói mesmo para os americanos é que Chávez não gastou mais de US$ 4 bilhões com os brinquedos de guerra feitos por suas empresas. Preferiu um fornecedor mais confiável.
Bush e seus porta-vozes internos e externos não pensam de fato que Chávez tem alguma pretensão expansionista ou que pretenda levar sua revolução bolivariana para o resto do continente. Ele tem coisas mais importantes para resolver em casa.
Mas é parte do jogo político espalhar essas versões idiotas. Grande parte do público ainda acredita em mocinhos e bandidos.
A propósito: a foto de Hugo Chávez na capa da revista Época foi retocada para dar ao presidente venezuelano uma cara de mau. Esse exemplo de bom jornalismo já havia sido praticado por Veja em capas com João Pedro Stédile e Lula.

As histórias fictícias que poderiam ser reais estão em Contos do Motta




Nenhum comentário:

Postar um comentário