quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Os sem-mídia

Eduardo Guimarães, que mantém o blog Cidadania, propõe transformar o Movimento dos Sem-Mídia em uma entidade jurídica. Acha que a sua idéia pode ter sucesso e sugere alguns passos iniciais. O movimento já saiu às ruas para protestar contra a partidarização da grande imprensa. Cerca de cem pessoas estiveram na frente do prédio da Folha de S. Paulo, para cuja diretoria foi entregue um manifesto.
Os passos propostos para a formação da entidade estão abaixo, transcritos do blog Cidadania. Tomara que dê tudo certo.

Quero propor um encontro dos militantes de São Paulo e do Rio de Janeiro em São Paulo num auditório, para que sejam discutidas todas as questões inerentes ao processo de materialização - inclusive jurídica - do Movimento.
Proponho votarmos uma proposta de estatuto que debateremos aqui nas próximas duas semanas e que será apresentada para votação. Proponho elegermos uma diretoria e a constituição dos diretórios do Rio e de São Paulo. Não será, claro, evidentemente, uma proposta de criação de partido político - jamais! Quero constituir uma organização juridicamente legalizada que pautará suas ações pelo estrito respeito à lei. E sua forma de atuação será discutida de forma a tornar-se a mais ampla possível.
O Movimento dos Sem-Mídia, proponho que, paulatinamente, comece a discutir a qualidade de tudo o que a mídia veicula. Os meios de comunicação podem fazer zilhões de vezes mais pelo país do que fazem. Imaginem se, em lugar de lixos televisivos como o programa do Faustão ou do Gugu Liberato, tivéssemos uma programação educadora e envolvente aos domingos. Imaginem meios de comunicação que promovessem amplos debates político-ideológicos que contemplassem todas as visões sem exponenciar algumas e oprimir outras. Imaginem uma mídia responsável.
Já tenho nomes e telefones de mais de cem pessoas, mas ainda falta muita gente. Vários dos que compareceram à Manifestação ainda não se manifestaram. E cada um desses e dos que nos apóiam e não puderam comparecer à Manifestação, podem se juntar à Assembléia que proponho para o dia 13 de outubro (sábado) num auditório na capital paulista. Convocando o evento com antecedência tão grande, estou certo de que os que não vieram à Manifestação de sábado passado, certamente virão. Minhas filhas Carla e Gabriela irão me ajudar nos preparativos durante minha viagem.
Se todos nos juntarmos num local adequado, com microfones, cadastrando todos os militantes, votando um estatuto, elegendo uma diretoria, nosso Movimento será irreversível. Agora é com vocês. Se me concederem uma vez mais vossa confiança e apoio, garanto que envidarei todos os esforços para que nossos ideais se espalhem, aí sim, para todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário