sexta-feira, 29 de junho de 2007

Mal necessário

Pobre Rio de tantos encantos! Às vésperas dos Jogos Pan-Americanos, que podem dar mais um impulso à vocação turística da cidade, ela se vê em meio a tiroteios de uma megaoperação policial - necessária, a bem da verdade.
As cenas, porém, mostram o quão distante do ideal da cidade maravilhosa está o Rio. Mesmo assim, não há nada diferente a se fazer no momento. É uma questão crucial, muito antiga e simples: ou o Estado resolve interferir na comunidade, ou ela fica refém, de uma vez para todas, do crime.
O Estado resolveu agir, usando a única linguagem que os bandidos entendem, a violência. A operação no Morro do Alemão causou vítimas inocentes. É uma lástima que isso tenha ocorrido. Mostra que os policiais não estavam totalmente preparados para a ação. Porém, a situação exigia uma intervenção urgente.
As críticas à ação policial foram feitas num contexto errado, como se fosse possível esperar que a tropa agisse de outro modo, recebida à bala pelo tráfico.
A Anistia Internacional, na nota que soltou para condenar a megaoperação, diz que conversou com especialistas da polícia britânica, que lhes expuseram os melhores meios de entrar nessas comunidades. Não seriam os mesmos especialistas que confundiram um brasileiro comum com um perigoso terrorista e o assassinaram?

Nenhum comentário:

Postar um comentário