sábado, 19 de maio de 2007

A síndrome do vira-lata

O noticiário de fim de noite da televisão mostra uma reportagem sobre brasileiros na França aproveitando uma promoção que abre as portas dos museus. A entrevistada fala que seria bom se isso ocorresse no Brasil. O apresentador diz que, enquanto isso acontece na França, aqui as notícias são outras: só abordam escândalos e violência.
Esse é apenas um exemplo. Existem outros - nossos torcedores são selvagens, nossos políticos são corruptos, nosso governo é incompetente, nossas estradas são esburacadas, vai faltar energia, o real valorizado arruinará a indústria, o Brasil não tem jeito mesmo, escrevem doutos analistas, sábios professores, eminentes executivos.
Nelson Rodrigues ( http://www.nelsonrodrigues.com.br ), para explicar por que nosso "escrete" levava surras memoráveis dos europeus, no tempo em que se amarrava cachorro com linguiça, dizia que ele tinha a síndrome do vira-lata.
Bem, o futebol evoluiu, o "escrete" passou a ser uma seleção que só quando tropeça no salto alto apanha. A colônia virou império.
Nelson Rodrigues ia ao Maracanã, não enxergava o jogo, e no dia seguinte seus leitores tinham, em suas crônicas, a mais perfeita noção do que havia sido o Fla-Flu.
É que, além de genial, ele era honesto.

Um comentário:

  1. Colega, até no futebol estamos voltando a ser cachorro viralata. Sufoco para vencer o Canadá e duas surras seguidas (Venezuela e Paraguai com dez jogadores)...
    Até os latinos estão perdendo o respeito.
    Pedro Galuchi
    http://apostolosdepedro.blogspot.com

    ResponderExcluir