segunda-feira, 7 de maio de 2007

Esquerda, volver

Depois de aceitar com entusiasmo a filiação da rainha do bumbum, a cantora e atriz de filmes pornôs Gretchen, o PPS resolveu promover um encontro para discutir a nova esquerda brasileira. Para quem não sabe, o PPS é o auto-denominado sucessor do venerando Partido Comunista Brasileiro, o conhecido Partidão. O encontro leva o nome de um dos mais insígnes membros do PCB - o mais famoso foi, sem dúvida, Luiz Carlos Prestes -, o historiador Caio Prado Júnior.
Se vivo estivesse, ele faria as honras da casa a não menos ilustres personalidades, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o ex-governador de Pernambuco Jarbas Vasconcelos e o ex-terrorista/jornalista e atual deputado verde Fernando Gabeira.
Difícil é imaginar Prestes e Caio Prado Júnior concordando com alguma das teses que tais personagens irão defender no encontro, aberto, segundo o presidente nacional do PPS, Roberto (Bob) Freire, a todos, menos aos Democratas, ex-pefelistas, que, para ele, nunca empunharam nenhuma bandeira esquerdista. Ingrato, esqueceu-se dos tantos momentos que passaram juntos, na mesma trincheira, os neo-comunistas e os neo-liberais.
Bob Freire, que na última eleição desistiu de concorrer a qualquer cargo público, talvez por se julgar já consagrado pelas urnas, pretende com o encontro descobrir o norte para a esquerda brasileira.
Na sua sabedoria, deve ter julgado que tal caminho só pode ser o extremo oposto do que for proposto pelos corações e mentes de seus convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário