sábado, 6 de dezembro de 2014

Haddad, o esquizofrênico

Haddad e suas ciclovias: coisa de louco
(Foto: Fernando Pereira/Secom)
Reunião de condomínio é sempre interessante. 
Muito menos pelo que se discute sobre a ordem do dia, mas principalmente pelas conversas paralelas.
Um dos condôminos, morador na capital, capitalizou a assembleia.
Era só dar uma brecha que ele mostrava o quanto estava por dentro da conjuntura do país.
- A situação não está só ruim aqui no interior, mas no Brasil todo - pontificou.
Na discussão sobre uma obra num terreno ao lado do prédio, parada devido à falta de autorização ambiental, ele voltou a iluminar o salão social com suas observações:

- Pois é - disse, virando-se para o síndico -, bem-vindo ao mundo real. Eu, no meu trabalho passo por isso todos os dias. A burocracia no Brasil é insuportável, principalmente nessa área de meio ambiente. Não podemos cortar uma árvore que é um escândalo...
E seguiu nessa trilha.
A certa altura, ao fazer uma comparação entre a capital e a cidade onde mantém seu apartamento de lazer, não se conteve:
- Vocês daqui reclamam sem razão. Lá na capital temos um prefeito esquizofrênico, que passou a pintar de vermelho tudo quanto é rua para fazer ciclovias e não para de aumentar as faixas exclusivas de ônibus. Sobrou só uma faixa para os carros... Esse governo estimula há 12 anos a venda de carros, as pessoas saem comprando carros com não sei quantas prestações, os carnês até apodrecem, e agora ele não quer que a gente use o carro! Eu ando de bicicleta no fim de semana, mas imagine um executivo indo trabalhar de bike todos os dias, naquelas subidas... São Paulo não é Amsterdã.
Depois dessa intervenção, ele passou a falar de sua família, do filho que está numa faculdade americana.
- Fui visitá-lo neste ano, contou.
E arrematou:
- Ele ganhou uma bolsa daquele programa, "Ciência sem Fronteiras". A faculdade é maravilhosa, não tem bagunça como as daqui...
Pelo jeito, ele é um bom pai, amoroso, gosta muito de sua família.
Poderia, porém, ser mais justo: um dos criadores do programa "Ciência Sem Fronteiras" é justamente o prefeito "esquizofrênico" de São Paulo, Fernando Haddad, na época ministro da Educação.
Aliás, o melhor ministro de Educação que o Brasil já teve.
E um prefeito que vem revolucionando a vida na capital paulista, investindo contra dogmas ultrapassados e criando uma nova cultura urbanística e social.
Sem esses loucos o homem ainda estaria morando nas cavernas.

Um comentário:

  1. Pra voltar a pré história, basta colocar Lobão na prefeitura, armado com seu tacape sonoro.

    ResponderExcluir