quinta-feira, 30 de outubro de 2014

A República Bandeirante, longe do paraíso

Algumas questões simplórias que levantei sobre essa ideia brilhante de separar São Paulo do restante do Brasil - valem também para outros Estados:
1) Quem vai arcar com a folha do funcionalismo federal?
2) E o Exército, como fica?
3) E a energia elétrica - ela não vem de Itaipu?
4) E a folha dos aposentados do INSS?
5) E o SUS, que é bancado por União, Estados e municípios?
6) E as universidades federais?
7) As estradas federais?
8) E os royalties do petróleo extraído na Bacia de Santos?
9) E o financiamento agrícola do Banco do Brasil?
10) Idem para o crédito à moradia da Caixa Econômica Federal?
11) E o comércio exterior?
12) A moeda?
13) O novo sistema de tributação?
14) Os programas sociais bancados pela União?
Etc etc etc.

Como se vê, a República Bandeirante não teria vida fácil.
O Estado de São Paulo hoje, não é capaz nem de prover o bem mais precioso do homem, a água, para os seus moradores.
Consegue, mesmo com a ajuda federal, expandir a linha de metrô de sua capital a míseros 1,2 km por ano.
Tem indicadores sofríveis na educação - vale lembrar que a incumbência constitucional é tripartite, com os municípios responsáveis pelo ensino básico, o Estado pelo médio, e a União pelo ensino superior.
Apresenta números cada vez mais desanimadores da segurança pública.
Perde, a cada ano, participação no PIB brasileiro.
Não constrói, a exceção do Rodoanel, que alguns chamam de Rouboanel, que caminha a passos de cágado, nenhuma rodovia relevante.
Etc etc etc.
Os seguidores do coronel Telhada, essa mente brilhante a serviço da evolução do processo civilizatório, poderiam pensar um pouco, só um pouco, antes de escrever essas imbecilidades que poluem as redes sociais.
O papagaio fala, mas não sabe o que fala.
O homem, por teoria, deveria saber o que está falando, pois não é um papagaio.

2 comentários:

  1. Papagaio fala mas não sabe o que fala. Ja os tucanos sabem. Minha sugestão é que se coloque uma cerca de arame farpado em volta com uma placa: 'cuidado com a tucanada bicuda.'

    ResponderExcluir
  2. 1. O novo Estado simplesmente assumirá todos os tributos Federais, além dos tributos Estaduais, assumindo todos o corpo funcionalismo federal existem neste estado, de forma a garantir o funcionamento da transição Governamental. (Simplificando, é muita grana, não se preocupe, deve ser algo maior que R$135 Bi, em 2013 foi R$286 Bi)
    2. A transição assumiria as Forças Armadas pré-existentes, posteriormente, haveria necessidade de redimensionamento das Forças.
    3.Teríamos que importar de um estado chamando Brasil, como somos o maior consumidor, acredito que eles continuariam vendendo, assim como faz o Paraguai. Pois sem São Paulo, sobraria muita, mas muita, energia para os Brasileiros. (Pena que não é fácil estocar energia... Acha simples, pesquise sobre balões submersos, é uma tentativa promissora.)
    Entretanto, posteriormente, seguiríamos um foco diferente, investindo em energia nuclear como base energética. Se tivermos sorte, teremos oportunidade de desenvolvermos a nova geração de reatores, que alegam produzir energia a partir do resíduo nuclear.
    4. Será necessário criar uma nova estrutura de Seguridade Social, também haveria necessidade de recuperar valores pertencentes de cidadãos Paulistas vinculadas em contas brasileiras. Mesmo assim, este tópico requererá muita atenção.
    5. O novo Sistema de Saúde seria bancado pelo novo Estado, no início não teríamos problemas, pois o serviço é uma merda hoje, praticamente inexistente, mais haverá uma necessidade de restruturação de toda esfera funcional, de forma a atender a nova Constituição de São Paulo.
    6. Facilmente a USP assumiria todas as universidades federais... Paga-se tão mal para professores, em todas as esferas, que isso representaria menos que 0,1% do novo PIB, isso se São Paulo assumisse toda a esfera de Universidades Federais do Brasil. 
    7.Tá fácil essa heim, as Estradas mais importantes, já são mantidas pelo Estado/Concessionárias, e as poucas Federais, são administradas por Concessionárias. Você acha que está no Brasil?
    8.Tudo para São Paulo, uma vez que seria território de São Paulo. E foda-se o Brasil.
    9.Tá Fácil também, emprestar dinheiro com juros alto é a coisa mais fácil do Mundo! Até eu empresto. Hahaha.
    10.Prejuízo para Caixa, esta será a única perdedora. (Separaria o Estado para ver isso acontecer, adoraria ver esta instituição falir!) Tá Fácil, heim, mais um pouco convenço você a se juntar a causa.
    11.A estado com maior índice de importação já é São Paulo, e uma vez separados, seria mais fácil ainda, pois estaríamos exportando agora, ao enviarmos nossos produtos para os outros estados.
    12.Seria necessário a criação de um novo Banco Central, Casa da Moeda, Etcs... Provavelmente o Real existiria entre 1 e 2 anos, e uma moeda de referência deveria ser criada, assim como fez Fernando Henrique.
    13.Temporariamente, teríamos uma estrutura tributária semelhante a existente no Brasil, óbvio, mais agora, teríamos liberdade de modifica-la da melhor forma a atender o novo Estado, e seu povo, Paulistas!
    14. os programas sociais no Estados de São Paulo seriam mantidos, adaptados, e revisados para um povo que deseja aprender a pescar.
    E falando sério, como tanto dinheiro, dá para até investir em uma usina de processamento de água do Mar através de membranas de osmose reversa.
    Para crescer, bastar querer. Investir no Povo, é dar Educação, e não Esmola.
    Proverbio Klingon: “Prefiro estar morto aos seus pés, do que vivo em sobre meus joelhos!”
    São brasileiros cegos como você que transformam este país nesta latrina.

    ResponderExcluir