domingo, 29 de janeiro de 2012

O melhor e o pior


A cabeça da cubana Yoani Sánchez deve estar uma confusão só neste momento.
Ela, que mantém um blog famoso em todo o mundo por dizer que Cuba é um presídio a céu aberto, recebeu o visto de entrada no Brasil, para onde foi convidada a vir pelos produtores de um documentário que conta com a sua participação. Por esses dias deverá receber a resposta do governo de seu país sobre se poderá deixá-lo para a viagem. Em outras ocasiões, a permissão para a saída foi negada. Desta vez, parece que as autoridades cubanas vão permitir que ela saia.
Yoani, que já viveu fora de Cuba por algum tempo - ela morou na Suíça -, deveria então estar feliz da vida. Se de fato vier ao Brasil, terá a opção de ficar alguns dias aqui, dar um monte de entrevistas, dizer para todos os repórteres que Cuba é aquele inferno que descreve em suas crônicas, ir à praia, tomar caipirinha, observar a tremenda desigualdade social brasileira, conversar com os camaradas do DEM, do PSDB e do PPS, se inteirar sobre como funciona a nossa democracia, gozar, enfim, de mais um momento de glória nessa sua vida de tenaz resistência à opressão.
E depois tomar um avião de volta para o que considera seu pesadelo cotidiano.
A outra opção que tem é fazer tudo isso e pedir asilo político ao Brasil. É quase certo que, dessa forma, criaria uma crise entre o governo brasileiro e o cubano, mas que, no fim, ficaria por aqui, com a condição de não falar mais, publicamente, sobre política. Claro que continuaria com o seu blog, e lá continuaria a escrever o que bem entendesse sobre o país que teria abandonado.
Yoani é festejada no mundo inteiro por aqueles que enxergam em Cuba apenas mais uma ditadura execrável.
Já os que veem a ilha sob outros olhos e admiram tanto a coragem com que seu povo vem resistindo a um cerco implacável da maior potência mundial, como os notáveis avanços sociais que foram feitos depois que Fidel e sua turma botaram a camarilha de Batista para correr, acham que a moça não é tudo isso, que ela não age apenas por interesse ideológico ou patriótico, e sim movida a bons, fartos e constantes dólares, a soldo da notória Agência Central de Inteligência, a famosa e nebulosa CIA.
Mas seja lá o que ela for, se Yoani vier mesmo ao Brasil, que seja bem recebida por todos os que a cultuam ou a desprezam.
Pois ela é, para ambos os lados, um exemplo vivo do melhor e do pior do ser humano, uma corajosa idealista ou uma vil traidora mercenária.
Pois no seu caso, não há meio termo, nenhuma graduação cromática ou de caráter.
Os interesses que a cercam são muito fortes para que ela seja apenas mais uma ingênua criatura de passagem pelo mundo.

Um comentário:

  1. Essa senhora claro,deveria conseguir visto para ficar aqui. No entanto, deveria SER UTIL a nós e a nossa sociedade. Teria que conseguir, A EXEMPLO DOS HATIANOS NO ACRE, carteira assinada para trabalhar na construção civil. Ou, caso queira, trabalhar em algum orfanato. Com crianças com AIDS. Com idosos abandonados pela familia. Ou até, em algum lugar que da atenção aos animais abandonados e/ou maltratados pelos imbecis/estupidos(quem maltrata qualquer ser vivente só pode ser chamado assim, pelo nome) humanos. Caso contrário, que essa cidadã(lá sei de onde) nem use nossos banheiros(coloque em um saquinho plástico e leve embora na sua mala).

    ResponderExcluir